O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDE

1924 palavras 8 páginas
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

INTRODUÇÃO

A Questão Social, assim nomeada pela primeira vez por volta de 1830, tem sua origem na Europa, a partir das grandes transformações sociais, políticas e econômicas advindas da Revolução Industrial. A Questão Social e o seu enfrentamento no mundo contemporâneo é um tema de considerável relevância, uma vez que a questão social é um eixo que articula o desenvolvimento sócio-histórico do Serviço Social e a realidade social.
O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a Questão Social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
A questão social representa um ponto de análise da sociedade, uma vez que não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Em outros termos, nem todos analisam que existe uma contradição entre capital e trabalho. Para Machado (1999) ao utilizar-se, na análise da sociedade, a categoria questão social, visualiza-se a situação em que se encontra a maioria da população – aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. A partir desta análise nota-se as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida. A partir disso é possível entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens (MACHADO, 1999).
Tendo em vista a relevância da temática aqui abordada, busca-se compreender quais foram as expressões da Questão Social no surgimento do Serviço Social e quais formas e contornos têm adquirido nos tempos atuais, diante de todas as transformações sociais ocorridas nos últimos tempos.

Relacionados