O enfrentamento da Questão social na Contemporaneidade

Páginas: 8 (1796 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014










































































SUMÁRIO
1. Introdução..………………………………………………………………………4

2. Desenvolvimento………………………………………………………………….5

2.1. Questão Social num mundo globalizado…………………………………………6

2.2. Surgimento do Serviço Social e a questão Social noBrasil........................8

3. Conclusão.......................................................................................................9

4. Referencias................................................................................................10
1. iNTRODUÇÃO

O Serviço Social no Brasil foi introduzido em 1930, como uma especialização da questão social. A profissão sofre as influências dasmutações da mesma, enquanto a expressão social constituídas dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça social que estão nos modos de ser e aparecer do capitalismo na sociedade brasileira.
No inicio da profissão a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa, ligado á natureza dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinham relaçõesprofissionais. A partir do movimento de reconceituação e, sobretudo, após 1980, a questão social passou a ser considerada como expressão de competição e desigualdade da sociedade brasileira, sendo vista então como “questão política” ligada ás condições de vida indignas e desumanas da maioria da população e expressão dos movimentos persistentes desta em resistir, torna-se cidadã em plenitude e dar novosrumos para essa sociedade.
Hoje a questão social, mais que nunca, é complexa, adquire dimensões amplas e profundas. Entra em um novo milênio com incertezas, crises e dilemas de toda ordem e natureza. Um milênio com progressos, mas também desigualdades inumeráveis e de todas as formas de violência por toda a parte.
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: Oconjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

2. DESENVOLVIMENTO
A questão Social no Brasil e no mundo é um tema repleto de documentários que englobam a vidasocial, política, religiosa etc.
É lamentável ouvir falar em desenvolvimento econômico, político e educacional, sendo que as desigualdades sociais interferem de maneira radical, onde a classe nobre é a que mais possui privilégios no luxo.
O capitalismo e a globalização dominando, traz o neoliberalismo que vem crescendo o empobrecimento e descartandoa exclusão social. Porém o subdesenvolvimento chega a um patamar que leva á violência, discriminação, analfabetismo, mortalidade infantil e a miséria extrema. Isso devido à corrupção dos políticos que não se preocupam, com questões sociais o que garantiria uma vida digna para a população.
Perante uma crise global no último terço do século XX, as idéias Liberais ganhamforça. No mundo do trabalho ocorrem mudanças. O capitalismo conseguiu afirmar-se como a única alternativa face à crise (Heidrich, 2006).


















2.1. QUESTão SOCIAl NUM MUNDO GLOBALIZADO
Segundo Ianni (1992, p.11) a globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial Envolve nações,nacionalidades, regimes políticos, projetos nacionais, indivíduos.
O processo capitalista globaliza não só a produção, distribuição, a troca e o consumo, mas também as coisas, gentes idéias, cultura, o Estado, as instituições. Como parte desse contexto, a questão social idealiza-se, passa a ter novos significados e características, ganha dimensões globais expressas, por exemplo, no aumento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Enfrentamento da Questão Social na Contemporaneidade
  • O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.
  • O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
  • o enfrentamento da questão social na contemporaneidade
  • o enfrentamento da questão social na contemporaneidade
  • o enfrentamento da questão social na conteporanea
  • O enfrentamento da questão social na contemporaniedade
  • O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!