o enfermeiro na estrategia da saude da familia

Páginas: 17 (4117 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014

O enfermeiro na Estratégia da Saúde da Família, avanços e desafios nesse novo modelo assistencial

* Ana Claudia Sierra Martins
**Carla Adriana Coelho.....


RESUMO


Após a Reforma Sanitária Brasileira e com a implantação do Sistema Único de Saúde, ancorado no arcabouço legal (Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde e Lei 8.142 de 1990 e aimplantação da Política Nacional da Atenção Básica) a saúde pública no Brasil apresentou uma nova proposta de Atenção à Saúde, com base nas medidas preventivas, com o ideal de inverter o modelo curativista para um modelo pautado na promoção da saúde. O estudo objetiva-se em analisar a autonomia do enfermeiro na execução das ações de promoção e prevenção da saúde proposta na Política Nacional daAtenção Básica. Justifica-se por identificar o enfermeiro como a peça principal na intervenção do processo de saúde/doença, analisando a sua autonomia frente às ações de promoção e prevenção saúde. Foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de agosto a novembro de 2012, na Base de Dados da Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde, a partir dos descritores. Conclui-se que o enfermeiro éo profissional mais capacitado para abordagem de promoção prevenção em saúde, pois seu desempenho foi estendido no sistema de saúde cabendo lhe realizar dentre suas atribuições a consulta de enfermagem, prescrição de medicamentos e solicitação de exames no contexto Estratégia da Saúde da Família que ainda são prerrogativas do enfermeiro no âmbito legal.

PALAVRAS-CHAVE:




INTRODUÇÃOA Reforma Sanitária Brasileira foi o movimento que desencadeou a instituição do SUS tendo alcançado a garantia constitucional do direito universal a saúde. (TEIXEIRA,2009.AUTOR, ano).
Convém destacar que grande parte dessa reestruturação é decorrente de várias iniciativas no setor da saúde, sobretudo na atenção primária, com a implementação e o acompanhamento da Estratégia da Saúde daFamília (ESF) (BRASIL, 1988). Nesse contexto inclui a regulamentação da Lei Orgânica 8.080/90, que “Dispõe sobre a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços de saúde (...)” (BRASIL, 1990 a, p. s/n) e da Lei 8.142/90 que “Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e das transferências intergovernamentais de recursosfinanceiros (...)” (BRASIL, 1990 b, p. s/n). Este arcabouço legal legitimou as bases da Atenção Primária de Saúde no Brasil.
A ESF, conhecida anteriormente como Programa Saúde da Família (PSF), foi implantada no Brasil a partir de 1994, com intuito de consolidar e aperfeiçoar as doutrinas e diretrizes do SUS, principalmente nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Essa estratégia apresenta-se como umapossibilidade de ligação dos serviços de atenção básica e possui como objetivo de trabalho a família como todas as características loco – regionais que ela possui (BRASIL, 1996).
A ESF vem para romper com o modelo assistencial clinico, centrado na consulta médica, na supervalorização da rede hospitalar, na cultura da medicalização, na pré-consulta e na pós-consulta e, sobretudo no descompromisso ena falta de humanização nas ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos em determinada área de abrangência (ANTUNES; EGRY, 2000).
Segundo Villas Boas et al., (2008) o enfermeiro se torna a peça chave para a implantação da ESF, na medida em que cabe a ele intervir no processo de saúde/doença, bem como observar quais são as necessidades da população com relaçãoà saúde para, que se possa ser resolvido por toda a equipe.
Nesse sentido, o enfermeiro deverá realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnósticos, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) na ESF e, quando necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários inclusive escolas e associações comunitárias, em todas as fases do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!