O EMPREENDEDORISMO NAS ORGANIZAÇÕES

426 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Atualmente, o empreendedorismo tem ocupado lugar de destaque quando o assunto é o desenvolvimento e o crescimento dos negócios empresariais. As organizações procuram estar cada vez mais competitivas, aliando suas estratégias ao que o mercado necessita.
O empreendedorismo dentro das corporações é uma das mais recentes ferramentas de gestão para o aumento de lucratividade e produtividade de forma sólida, eficaz e perene. Sob este enfoque, o empreendedorismo vem auxiliar nos objetivos organizacionais, viabilizando a flexibilidade e inovação de processos chegando ao cliente em forma de satisfação.
É através do intra-empreendedorismo que as organizações poderão atender a necessidade mercadológica dos tempos atuais, marcados pela instabilidade e forte concorrência mercadológica.
Apesar de ser um tema extremamente recente, o intra-empreendedorismo já ganhou inúmeras definições, porém, para que se possa entendê-lo é preciso conhecer o verdadeiro conceito do empreendedorismo analisando o caminho que o mesmo percorreu até derivar-se no empreendedorismo nas organizações.
Logo, neste estudo será abordada a origem do intra-empreendedorismo e como a adoção desta filosofia no âmbito organizacional proporciona alavancar os negócios da empresa gerando inúmeros benefícios mensuráveis e não mensuráveis, mas que são imprescindíveis para a vida institucional. Segue os assuntos que serão tratados em cada capítulo:
Capítulo I: No capítulo I, será abordada as definições que são atribuídas ao empreendedorismo convencional e ao intra-empreendedorismo, traçando um paralelo
14
entre o conceito e sua cronologia, citando os fatos que marcaram a transformação dos conceitos. Capítulo II: Neste capítulo, se apresentará as vantagens que a a prática do intraempreendorismo poderá proporcionar às organizações, com enfoque em uma das principais vantagens: a inovação.
Capítulo III: Este capítulo relata métodos, ferramentas e modelos que podem ser utilizados para

Relacionados