O efeito visual das linhas convergentes

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
Introdução
Este presente trabalho, tem como tema de abordagem efeitos das linhas convergentes da perspectiva, que foi dado pelo nosso querido docente de educação visual para o nosso grupo, que é o III. Nos não podemos abordar dos efeitos das linhas convergentes sem falar da perspectiva, que é um método de representação num plano bidimensional de objetos num sistema parecido como estes podem servisualizados pelo ser humano a partir de um determinado ponto de vista.
O efeito visual das linhas convergentes
Para compreender como ocorre a influência das linhas convergentes na representação gráfica em perspectiva, observe o exemplo ilustrativo do cubo a baixo. A aplicação das linhas pontilhadas 1, 2 e 3 convergentes para o ponto P constroem as arestas de suas faces A e B causando afunilamentoa medida que se distanciam do primeiro plano, gerando um efeito visual de volume. Reproduzindo com isso as características que são próprias da perspectiva.



Elementos da perspectiva
Linha do horizonte, ponto de vista, ponto de fuga e linhas de fuga são os quatro elementos da perspectiva que determinam o nível e o ângulo visual do espectador no contexto do desenho. Para um estudo mesmo básicosobre perspectiva é necessário conhecê-los e saber o modo correto de sua aplicação. Por isso, além de identificar visualmente cada um deles, faremos uma descrição sobre seu significado e função no desenho a partir das demonstrações ilustrativas a seguir.




Linha do horizonte
É o elemento da construção em perspectiva que representa o nível dos olhos do observador (Linha Horizontal pontilhadaLH).

Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o nível do mar.
Ponto de vista
Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.Dependendo do ângulo visual de observação do motivo, a linha vertical que localiza o ponto de vista pode situar-se centralizada na cena compositiva ou num de seus lados, esquerdo ou direito.

Ponto de fuga
É o ponto localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva (PF).

Em alguns tipos de perspectiva são necessários dois ou mais pontos defuga. Em situações como estas poderão ter pontos tanto na linha do horizonte quanto na linha vertical do ponto de vista. Em alguns casos é possível o ponto ficar fora tanto da linha do horizonte quanto do ponto de vista.



Linhas de fuga
São as linhas imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). É o afunilamento dessas linhasem direção ao ponto que geram a sensação visual de profundidade das faces em escorço dos objetos em perspectiva.

O uso dos elementos da perspectiva, em conjunto, permitem a elaboração de esquemas gráficos necessários para desenhar objetos contextualizados em ambientes ou paisagens sem distorção estrutural. Veremos a base destes recursos gráficos conhecendo sobre os diferentes tipos devisualização em perspectiva.

Tipos de perspectiva
Dependendo da posição ou do nível visual em que um objeto esteja em relação ao observador, a sua representação em perspectiva pode ser aplicada com um, dois ou três pontos de fuga denominada respectivamente de perspectiva paralela, oblíqua ou aérea. Veja a seguir sobre cada uma dessas perspectivas com o auxílio ilustrativo de um cubo em vários exemplos.Perspectiva paralela ( de um lado só 1PF)
No desenho em perspectiva paralela, as linhas de fuga deslocam-se apenas para um ponto (PF). Objetos nessa situação apresentam sua face frontal paralela ao observador tanto os que estão localizados a sua frente (cubo B) quanto a sua esquerda (cubo A) ou a direita (cubo C). Um detalhe a ser observado é que na perspectiva paralela o ponto de vista (PV,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linhas convergentes
  • Elemento da linguagem visual: Linha
  • Efeitos Linhas de Transmissão no Corpo
  • efeitos da poluicao visual
  • Percep o Visual ponto linha e plano
  • Usando os efeitos visuais como quebra de rotina escolar
  • EFEITO CORONA EM LINHAS DE TRANSMISSÃO: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
  • A ARQUITETURA DO ESPETÁCULO: MARKETING, POLÍTICA E O EFEITO VISUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!