O efeito da poluição sonora nos parâmetros bioquímicos de camundongos balb/cos

Páginas: 31 (7686 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Disciplina de Ecologia & Evolução



Jaciara Andrade Ramos






O efeito da poluição sonora no bem estar animal














Uberaba
2014

Jaciara Andrade Ramos





O efeito da poluição sonora no bem estar animal





Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federaldo Triângulo Mineiro como requisito parcial para graduação no Curso de Biomedicina. Orientador: Prof. Dr. Afonso Pelli














Uberaba
2014


Ficha catalográfica
































JACIARA ANDRADE RAMOS



O EFEITO DA POLUIÇÃO SONORA NO BEM ESTAR ANIMAL



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UniversidadeFederal do Triângulo Mineiro como requisito parcial para graduação no Curso de Biomedicina. Orientador: Afonso Pelli



___ de ____________ de _____.



Banca Examinadora:


__________________________________________
Prof. Dr. Afonso Pelli - Orientador
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

__________________________________________
Avaliador 1__________________________________________
Avaliador 2





























A razão de tudo: Leandro, Pai, Mãe (in memorian), Lea e Irmãs. Vocês foram meu acalento, minha força e determinação...

AGRADECIMENTOS

Agradecimento ao meu orientador Afonso Pelli pela oportunidade de trabalharmos neste projeto juntos. A todos que colaboraram com o resultado final deste trabalho, emespecial à Prof. Dra. Karina Ferrazzoli Devienne Vicentine, à Disciplina de Fisiologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na pessoa do Prof. Dr. Valdo José Dias da Silva e demais funcionários do laboratório de Ecologia e Evolução e CEFORES.























































"Descobrir não significa ver, mas revelaro que se viu de forma que seja e continue a ser visto por muitos e para sempre."

Hans Selye

RESUMO

A qualidade de vida é determinada principalmente pela qualidade do meio ambiente, e a poluição sonora é uma verdade no cotidiano da população, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde, acima de 55 db, o organismo começa a sofrer impactos dos ruídos, provocando leve estresse eexcitação. Uma das principais respostas é ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal causando a liberação dos glicocorticóides. Esses hormônios atuam sobre o metabolismo energético, por exemplo, aumentando a quantidade de ácidos graxos livres na corrente sanguínea. Desta forma, as alterações no metabolismo de lipídios têm sido relatadas após situações estressantes. No experimento foram utilizadoscamundongos Mus musculus balb/c submetidos a estresse sonoro crônico, a 90dB, por 30 dias, no período noturno, das 20 horas às 2 horas do dia seguinte. Os animais foram eutanasiados por decapitação, após anestesia, e o sangue coletado utilizado para dosagem do colesterol, triglicerídeos e glicose. Durante o experimento foi monitorado o peso dos animais, a qual não houve variação considerável entre osgrupos controle e experimental. Em relação aos parâmetros bioquímicos, ocorreram diferenças estatisticamente significativas nos níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose. Os níveis de significância, ou os valores de p foram respectivamente 0,067 (p inferior a 6,7 %); 0,053 (p inferior a 5,3 %) e 0,000 (p inferior a 0,000 %). Com o presente estudo, pode-se concluir que os hormônios do estresseinterferem no metabolismo de colesterol, triglicerídeos e glicose. O modelo de estresse crônico sonoro pode ser considerado um bom modelo de estresse ambiental que mimetiza o estresse urbano.

Palavras-chave: Estresse sonoro. Estresse. Glicocorticóides. Parâmetros bioquímicos. Poluição. Parâmetros ambientais.



ABSTRACT

The quality of life is largely determined by the quality of the...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição sonora: caudas e efeitos
  • Poluição sonora: efeitos sobre o professor e o aluno
  • poluicao sonora
  • poluicao sonora
  • Poluição Sonora
  • POLUIÇÃO SONORA
  • Poluição sonora
  • poluiçao sonora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!