O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO DIANTE DA INCLUSÃO

1790 palavras 8 páginas
O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO DIANTE DA INCLUSÃO

Aluno
Professora Tutor
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Pedagogia (PED) – Prática do Módulo II
08/12/2012

RESUMO

O tema inclusão está em destaque e engloba vários pontos como Lei de Diretrizes e Bases, que regulamentam a educação no nosso país ; cultura, muito diversificada no Brasil; dificuldades e distúrbios de aprendizagem, encontradas nas salas de aula, somando desafios aos educadores e ainda estratégias que contribuam com a inclusão escolar, auxiliando para que essa aconteça reamentel e não fique somente na teoria. Temos alguns assuntos observados na própria LDB e outros obtraidos de caderno de estudos, citam-se esses tópicos para auxiliar o educador diante de situações que podem se apresentar no dia a dia, dizendo que podem ocorrer situações não citadas aqui, que deverão vir a ser objeto de estudo do educando.

Palavras-chave: Educador. Deficiência. Inclusão Escolar.

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade o educador precisa manter-se mais atualizado do que nunca, vistos serem muitos os desafios que batem à sua porta frequentemente. Diante disso serão apresentados alguns assuntos importantes aos quais o professor deve estar atento, por exemplo, Leis de Diretrizes e Bases da educação que virá no início deste trabalho, onde serão citados uns artigos da mesma. Na sequência, se falará sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem no ponto 3, esclarecendo-se a diferença entre ambos. No tópico 4 se abordará sobre cultura, dando-se uma breve definição sobre etnocentrismo, relativismo cultural, multiculturalismo e interculturalismo. E no último tópico, serão discutidas estratégias que contribuam para a inclusão escolar propriamente dita.

2 LEI DE DIRETRIZES E BASES

Podemos dizer que ela foi mencionada pela 1ª vez na Constituição de 1934, determinando os fins da educação, ou seja, regulamenta a educação nacional.Ela foi sancionada, promulgada e publicada em 20 de dezembro de 1961.Nos 20 anos de

Relacionados