O educador como cidadão e a escola como lugar de formação de agentes de transformação

Páginas: 3 (536 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
O educador como cidadão e a escola como lugar de formação de agentes de transformação

       A escola, é considerada um espaço de transmissão e construção de conhecimentos, vem sendo pressionadaa adaptar-se às transformações ocorridas historicamente na sociedade moderna, que começa a exigir, para o mercado de trabalho, uma mão de obra qualificada, em diversos setores e em menor tempopossível, a qual deverá ser preparada pela escola, que vem se constituindo, cada vez mais como espaços de “informação”, muitas vezes, com prejuízo da “formação” e da cultura desenvolvida nestas escolas. Nestecontexto, traz  uma discussão sobre a educação enquanto instrumento de construção do conhecimento de forma crítica, prática e política, através das concepções de formação/informação; Diálogo eDiversidade Cultural. Buscando contribuir para uma reflexão da função da escola hoje na sociedade capitalista moderna.
        Presumimos que os conflitos em torno das dimensões e implicações culturais daescolarização no mundo de hoje se encontram, de modo mais acentuado, nas instituições particulares, devido ao processo de mercantilização da cultura onde  a escola passa a ser uma mera transmissora deinformações para atingir determinados objetivos, sem estar preocupada com uma formação humanista de qualidade, a educação passa a ser uma mercadoria   que é vendida para os que podem pagar. Na escolapública, a educação torna-se um instrumento de reprodução de interesses de forma defasada e que em nenhum momento poderá competir com o produto da escola particular. Por outro lado também,questionamos a qualidade deste produto, no sentido de que formação está sendo oferecida de fato e que tipo de cidadão desejamos formar.
        Nesse sentido, a educação se centra no educador, no intelecto, noconhecimento. Isso porque, na visão moderna, sendo o homem considerado completo desde o nascimento e inacabado até a morte, o adulto não pode se constituir em modelo. Daí que a educação passa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da escola na formação do cidadão
  • O trabalho na escola e formação do cidadão
  • O papel da escola da formação do cidadão
  • A educação física na escola e a formação do cidadão
  • FORMAÇÃO DO CIDADÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
  • O papel da escola na formação do cidadão critica
  • Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação
  • Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!