O DOM DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE EXEGÉTICA E HISTÓRICA NA CIDADE DE CORINTO

Páginas: 20 (4789 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
O DOM DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE EXEGÉTICA E HISTÓRICA NA CIDADE DE CORINTO




ODRI QUEIROZ DOS SANTOS1

RESUMO

As manifestações espirituais em Corinto ainda hoje é uma incógnita exegética, onde varias ramificações do cristianismo tem interpretado de diversas formas, mas todas as interpretações são baseadas em suas respectivas instituições religiosas. Está ai a importância do estudoexegético e histórico, para se tentar compreender de forma sucinta, como realmente eram essas manifestações, e de que forma era este falar em línguas, e para isso, é necessário compreender como vivia a igreja da época, coletar o material documental da língua original, e ocorrer aos pensadores que estudaram a teologia no decorrer da historia cristã.

ABSTRACT

Spiritual manifestations in Corinthis still an unknown exegetical where various branches of Christianity is interpreted in different ways, but all interpretations are based on their respective religious institutions. There is the importance of historical and exegetical study, to try to understand succinctly, as indeed were these manifestations, and how was this speaking in tongues, and it is necessary to understand how the churchlived at the time, collect documentary material from the original language, and occur to the thinkers who studied theology in the course of Christian history.

PALAVRAS-CHAVE: Dons, Manifestação, Línguas, Extático.
1.INTRODUÇÃO
Neste tema vou abordar os dons espirituais que acontecia na cidade de Corinto e a manifestações destes dons, que se caracterizava por uma igreja diferente das demaispor ter em abundância as manifestações destes dons. Na cidade de Corinto, apresentam-se vários dons no uso dogmático da igreja, porém de forma exacerbada, estes dons eram usados de forma desequilibrada, onde não havia uma organização nos cultos, e havia varias divisões partidárias e doutrinárias. Desta forma, Paulo escreveu uma carta aos corintos exortando acerca destes dons e como utiliza-los.Porém, há um problema exegético acerca desta mesma carta onde se fala dos dons, inclusive do dom de línguas que não está explícita e não diz com era manifestada este dom, como era sua prática, com isto causando várias interpretações. E a minha intenção é buscar na historicidade, e de forma exegética, a manifestação deste dom em especial, cujo valor atual é significativo.
A manifestação deste domde línguas ainda é uma incógnita exegética, onde várias ramificações do cristianismo tem seu modo de ver para o dom de línguas. Este dom em especial é interpretado de varias maneiras no decorrer do processo histórico, e mostrar como era este dom de forma científica pelo método histórico critico é analisar o texto na sua minuciosidade. Penso eu, que é a forma mais próxima de se chegar do querealmente era este dom na época em que Paulo escreveu esta carta, onde terá seu valor significativo no momento atual em que vivemos, para se ter uma doutrina saudável e uma fé salutar em sua prática.
Está ai a importância do estudo exegético e histórico, para se tentar compreender de forma sucinta, como realmente eram essas manifestações, e de que forma era este falar em línguas, e para isso, énecessário compreender como vivia a igreja da época, coletar o material documental da língua original, e ocorrer aos pensadores que estudaram a teologia no decorrer da historia cristã. Com isso, o meu estudo tem por finalidade, chegar à essência do que realmente era nos tempos dos primeiros cristãos, e trazer para atualidade uma prática saudável de uma doutrina cristã atual.


2. O CONTEXTO HISTÓRICODA IGREJA DE CORINTO.


Corinto era uma cidade portuária da Grécia antiga, e se situava no istmo de Corinto e controlava as vias terrestres da Grécia central e o Peleponeso. Logo, Corinto se tornou um entreposto do comércio mediterrâneo. Corinto foi construído ao norte do monte Acrocorinto, que conforme F. F. Bruce, “se erguem uns seiscentos metros acima da planície e servia de fortaleza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise histórica e cultural de Dom Casmurro
  • o dom de línguas
  • DOM DE LÍNGUAS
  • Dom de linguas
  • dom de linguas
  • A cidade histórica
  • cidade historica
  • CIDADES HISTORICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!