O document rio referente ao seq estro do nibus 174 ocorrido no Rio em 2000

1074 palavras 5 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Psicologia e Políticas Públicas
Marcelle dos Reis Ferreira / Mariana Alves Vieira

O documentário referente ao seqüestro do ônibus 174 ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em 2000, onde Sandro figura como autor do seqüestro, nada mais é a resultado dos resquícios da ineficiente ação policial ocorrida na Candelária na mesma cidade, onde Sandro e muitos outros figuraram como vítima. De acordo com o documentário, os depoimentos nele contidos e através do texto de Soares (2004), e possível considerar que tal ato foi resultante de uma política pública de segurança ineficaz e de uma série de acontecimentos que pressupõem a vulnerabilidade de uma sociedade.
No documentário em que mostra as cenas reais do seqüestro de um ônibus, onde Sandro faz vários passageiros de reféns, retratou um passado em que, o mesmo autor do seqüestro, fora vítima também de atos violentos. O mesmo presenciou a morte da sua mãe, e vivenciou a chacina da Candelária, o que o coloca novamente como vítima de um sistema despreparado, alimentando uma cadeia de violência em que o próprio estado o oferece, uma vez que o priva de uma vida digna através de poucas ofertas de estudos, emprego, atividades culturais, etc, inferindo no sujeito uma vida legada a estigmas e invisibilidades perante a sociedade, no qual este se ver pelo “olhar dos outros”, Soares (2004).
E nesse cenário que jovens como o Sandro, tende a buscar seu reconhecimento na sociedade através de atos que desafiam a legalidade. No caso de Sandro, roubava para sustentar suas necessidades fisiológicas como comida, e também seus vícios, como uso de drogas. Os jovens assaltam, traficam em função de conseguir recursos para se igualarem aos demais, e para serem vistos como iguais e pertencentes a tais grupos. Ao conseguirem dinheiro por meio de assaltos, tráficos e outras atividades, os jovens compram roupas de marcas, para se sentirem pertencentes a uma sociedade capitalista, em que ter e se

Relacionados