O documentário “Lone-Track Minds: understanding autism”

Páginas: 7 (1614 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
O documentário “Lone-Track Minds: understanding autism” realizado em 2007 e intitulado em português “Entendendo o Autismo” inicia com uma definição de autismo como: “síndrome de causa desconhecida caracterizada pelo desligamento da realidade exterior.”
Com o contributo de cinco famílias, “Entendendo o Autismo” retrata a realidade de vida dessas famílias através de relatos dos pais quevivenciam e experienciam a realidade de filhos com autismo a diversos graus comportamentais de desligamentoníveis.,Conta com o relato das vivências de incluindo uma família com dois filhos com este tipo de a problemática de saúde comportamental. Conta ainda com preciosa a participação de Wendy Lawson, autista que superou barreiras e, que tal como conferencista e dinamizadora de palestras sobre aproblemática do autismo na Austrália e na Europa, gere um espaço por ela concebido, o “The Beach Studio Bed & Breakfast”, situado na orla costeira australiana, onde presta apoio a famílias que se viram confrontadas crianças com o autismo e respetivas famílias. É através do relato profundamente humano, e desprovido da carga emocional e de forma bem-humorado das suas próprias vivências e experiênciasassociado ao e do relato destas famílias que o documentário nos conduz pelos labirintos da compreensão do comportamento de pessoas portadoras de autismo, salientando a necessidade que é fundamental de conhecer o autismo para compreender a postura, as atitudes e reações das pessoas que são confrontadas com portadoras desta doença.
Quanto à definição da problemática ela é apresentada no início dodocumentário como um transtorno global do desenvolvimento de origem desconhecida que se caracteriza pelo desligamento da realidade exterior. Os relatos dos pais apontam alterações qualitativas na comunicação e na interação social: Shivan & Uma Menon pais de Rohan, 4 anos, verificaram no filho alterações de comportamento tais como isolamento e falta de comunicação e interação, “tornou-setaciturno…fechou-se numa concha…apenas fisicamente presente”. Debra & Russell Henry, pais de Georgia, relatam que a filha se “tornou muito rígida no seu comportamento, perfeccionista na forma como perceciona as coisas e muito focalizada nos objetos”. O autismo é também caracterizado por alterações no uso da imaginação e por um repertório muito restrito de atividades e interesses. John & Maria Gilfillan, pais deJason, referem “a desconcentração, o desinteresse pelo meio circundante e a falta de compreensão de conceitos básicos como o apontar numa determinada direção”. De acordo com o testemunho de Wendy Lawson, “o autismo caracteriza-se por uma maneira diferente de pensar, de processar e de se relacionar com o mundo e com as pessoas que acarreta divergências pela forma como se distingue do comportamento dosrestantes”.
A tipologia define caracteriza diferentes níveiscategorias e de acordo com a intervenção de Dorothy Bishop da Universidade de Oxford, a designação utilizada no Reino Unido de “Distúrbio de Espetro Autista” é a utilizada no Reino Unido, o que torna o conceito mais abrangente e, de certa forma, abarcarange crianças com tipos de distúrbios que não se encaixam nas características maiscomuns dno Autismo. Este tipo de a abordagem é reconhecida levando a que através de uma e a sofisticação dna identificação dos sintomas do autismo permitea diagnosticar mais crianças com esta problemática. O “Síndrome de Asperger”, o “Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Não-Especificado” e o “Transtorno Autista” encontram-se são incluídos no leque de distúrbios autistas. Entre as crianças comPDD(…………..), há uma grande diversidade comportamentalde comportamentos. Quanto ao diagnóstico do autismo, a investigadora (…………….) refere a existência que existemde áreas funcionais principais que são afetadas, nomeadamente:
como a capacidade Capacidade de comunicação,;
- a aprendizagem tardia e por vezes inexistente utilização da comunicação verbalaprendizagem da fala é tardia, e algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Track
  • track
  • Minds
  • Stande a lone
  • mind cientist
  • Mind over
  • Understanding grammar
  • Criminal Minds

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!