O discursso das ciências

Páginas: 3 (590 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Santos, Boaventura de Sousa - Um discurso sobre as ciências / Boaventra de Sousa Santos - São Paulo: Cortez, 2003.

Um Discurso Sobre as Ciências

Na obra citada acima, o autor percorre olongo que caminho que a ciência traçou e ainda vem traçando. A primeira instância, a história da ciência é contada a partir de suas bases metodológicas e ideológicas, estabelecendo um paradigmadominante; onde através de uma rede de fatos históricos e ações de cada sujeito, à epoca, é montada.
É importante salientar que uma característica fundamental desta ciência, em construção, baseia-se naracionalidade, dispensando (ou se assim podemos entender, ELIMINANDO) qualquer outra forma de conhecimento que não siga à risca a razão.
Tal ideia baseia-se no que Santos fala sobre a constituição daciência moderna:
"A partir de então pode falar-se de um modelo global de racionalidade científica que admite variedade interna mas que se distingue e defende, por via de fronteiras ostensivas eostensivamente policiadas, de duas formas de conhecimento não científico(e, portanto irracional)."
Santos, 2003, p. 21
É preciso levar em consideração todo o contexto que a ciência vinha seestruturando. Como por exemplo, o estado positivista (Comte), empirismo baconiano, fato social (Durkheim) entre outros. Tais correntes irão influenciar diretamente o modo de fazer e pensar a ciência.
Já numasegunda instância, o autor sinaliza uma crise do paradigma dominante. O aprofundmento do conhecimento cientíifico moderno, como ilustra Santos, permitiu ver a fragilidade do pilares em que se funda aciência moderna; e a partir disso é possivel pensar uma revolução científica, onde a reflexão sobre as bases que a ciência moderna se fortalece sejam posta em questão.
"Este movimento científico eas demais inovações teóricas que atrás defini como outras tantas condições teóricas da crise do paradigma dominante têm vindo a propiciar uma profunda reflexão epistemológica sobre o conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • discursso
  • Discursso formatura
  • Discursso de lula
  • O discursso do rei
  • A ciência e as ciências
  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!