O DISCUR O DA EDUCA O COMO FORMA O PARA O TRABALHO SEMPRE ESTEVE PRESENTE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO ESTADO

498 palavras 2 páginas
A educação como formação para o trabalho sempre esteve presente nos documentos oficiais do estado,desde o início da década de 30 do século xx ,com a primeira legislação educacional,até a lei 9394/96(LDB),sem que houvesse a preocupas por parte do estado ou da elite em criar uma educação que elevasse o nível intelectual da população mais pobre. Tais leis não vislumbravam mais do que um homem capacitado para atende as exigências do capitalismo .Más,tudo isso foi se modificando com o passar do tempo(refiro-me a forma de ensino imposta pelo estado .Então no meu ver,e também através das pesquisas feitas por mim,em relação a educação no Brasil,percebe que houve várias tentativas de planejamentos educacionais nos últimos 70 anos.Voltando ao século xx ainda ,vemos que 1964 toda e qualquer iniciativa de revolucionar a educação brasileira fracassaram,com o pretexto de que eram”COMUNIZANTES e SUBVERSIVAS”. De lá pra cá, passamos por diversas mutações pedagógicas,hoje,os indivíduos necessitam de vários tipos de alfabetizações,a formação educacional não se limita só em leitura e escrita, abrange uma diversidade de códigos como : da cultura,da sociedade e das relações econômicas e produtivas,”refiro-me a educação tecnicista”,que é ser capacitado para lidar com as novas tecnologias que vão surgindo.
Desde cedo, os pais precisam transmitir à criança os seus valores, como, ética, cidadania, solidariedade, respeito ao próximo, auto-estima, respeito ao meio ambiente, enfim, pensamentos que leve essa criança a ser um adulto flexível, que saiba resolver problemas, que esteja aberto ao diálogo, às mudanças, às novas tecnologias.
A família deve acompanhar o aprendizado escolar de seus filhos, verificar a motivar as tarefas de casa que seus filhos recebem. Os pais também devem acompanhar e estar presente em atividades da escola, para que eles conheçam o ambiente escolar de seus filhos e conhecer seus professores.
Pais e professore devem unir forças, pois são mentores do aluno de

Relacionados