O direito à moradia urbana como um dos pressupostos da dignidade humana e o poder públicofilho

8332 palavras 34 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO

NA TESE APRESENTADA DA ALUNA ELZA MARIA ALVES CANUTO NA PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA EM 2008

O DIREITO À MORADIA URBANA COMO UM DOS PRESSUPOSTOS DA DIGNIDADE HUMANA
E O PODER PÚBLICO

MAURICIO SULEIMAN
GILSON ALMEIDA BARBOSA
2010
Como o próprio nome do texto analisado já diz, refere-se o presente trabalho da pós graduando Elza Maria Alves Canuto, sobre os pressupostos da dignidade humana no tocante ao direito à moradia, e, entre outros sub-temas, o enfoque constitucional e legal, a função social da propriedade, uso em benefício à sociedade, descumprimento da função social, estatuto das cidades, direito à moradia como preceito constitucional.
Dos temas acima descritos, faremos uma breve explanação e, sequencialmente, faremos um comparativo do tema com a responsabilidade do poder público no tocante a esse direito social constitucionalmente garantido.
E não haveria outra forma de iniciar o presente trabalho senão pelas garantias constitucionais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
III - a dignidade da pessoa humana;

Princípio da Dignidade da Pessoa Humana A República Federativa do Brasil que constitui um Estado Democrático de Direito estabelece topograficamente em sua Constituição, um dos fundamentos do sistema constitucional, servindo de resguardo para os direitos individuais e coletivos, além de revelar-se um princípio maior para a interpretação dos demais direitos e garantias conferidos aos cidadãos.
Por ser uma norma fundamental ao Estado, a dignidade da pessoa humana integra a Constituição Federal, com força de princípio de Direito.
Neste sentido explica Carmem Lucia Arantes Rocha :
A constitucionalização do princípio da dignidade da pessoa humana modifica, em sua raiz, toda a construção

Relacionados