O direito na antiguidade

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES
CURSO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO DIREITO
PROFESSOR: ALEXANDRE VELTRONI




O DIREITO NA ANTIGUIDADE:
A GRÉCIA E AS BASES FILOSÓFICAS DO DIREITO




LEONARDO LOPES DE ALMEIDA RA 006110
RICHARLYS JEFFERSON CHAGAS RA 006192









São Paulo
Abril de 2014




INTRODUÇÃO

O termo Gréciaantiga se refere ao período histórico grego que compreende dos tempos de Homero ao helenismo. Período onde se desenvolveram a filosofia, a matemática, a ciência, a política, à arte, o direito e outros campos do conhecimento e do agir humano. Por tudo isso, a Grécia antiga é considerada o berço da cultura ocidental. Em termos de filosofia, indiscutivelmente, a Grécia é a “mãe”, basta lembra-se doperíodo pré-socrático, sofista. Clisteres é considerado o pai da democracia, suas reformas trouxer à estabilidade e expansão econômica
Quando falamos da Grécia antiga podemos dizer que, ela se divide em alguns períodos citarei um deles:
O arcaico:
A época arcaica é um período de transformações se caracteriza por certe numero de criações e inovações.
Um período muito importante deste tempo foi acolonização que continuou no período helenístico.
O grego foi se espalhando, pois a polis decidia envia-los para outros lugares, devido a dificuldade de que tinham para os alimentar.com os gregos espalhados houve uma estimulação positiva no comercio e nas indústria, fazendo com que as colônias realizassem trocas de mercadoria, com o continente e com outros povos e com os bárbaros. No entanto com ocomercio crescendo e próspero passou a ter mais atividade autônoma.
Uma das principais inovações no período arcaico foi:
Hoplitas:
Era uma transformação de tática militar que retomou a aristocracia a Emogênia do poder militar, que permitiu o acesso maior de cidadãos.
A moeda:
Ela foi adotada pelos gregos com o objetivo financeiro de incrementar o comercio e acumular riquezas.
A escrita:Com o surgimento da escrita os aristocratas perdem o poder, pois passam a ser papel dos legisladores modifica-los em uma estrutura legal de leis codificadas a escrita é um instrumento idealizado Por tarefas podendo ser utilizado mais ou menos bem.


















A ESCRITA GREGA

Falando da escrita grega, pode observar que ela éa língua mais antiga. Foram descobertos documentos em grego que datam do segundo milênio antes de cristo, em como obras literárias com mais de 2.500 anos. Todas as artes e ciências nasceram e desenvolveram-se usando a linguagem grega, como por exemplo: matemática, física, astronomia, direito, medicina, ética, gastronomia e etc.
Todos foram escritos há milhares de anos incluindo a literaturaantiga, tragédias e comédias, as epopeias de Homero, o novo testamento, a literatura bizantina e neo-helênica. a primeira enciclopédia foi escrita em grego. Contudo o mais importante é a grande contribuição dos gregos para a expressão escrita em 1000 a. c, os gregos foram os primeiros a inventar uma série de sinais-letras, cada um dos quais representando um som (contrariamente á escrita fenícia)isto significa que uma influência para a história da escrita grega foi chamada de primeiro alfabeto. No principio os gregos só utilizavam letras maiúsculas, sem espaços entre as palavras, escrevendo da direita para a esquerda, no entanto esta prática foi sendo abandonadas no (século a.c) e foi adaptada a direção do sentido dos ponteiros do relógio na escrita. Este estilo de escrita também foi usadopelos romanos e acabou por ser usado em todo o mundo. Todos os alfabetos europeus são varações do alfabeto grego. A língua helênica é uma das poucas nos mundo com uma evolução homogênea e uma continuidade rara na historia linguística da humanidade, visto que é falada milhares de anos a língua grega atual conserva o alfabeto antigo em 75% do seu vocabulário (e parte da ortografia) é baseado na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito na antiguidade
  • Direito na antiguidade
  • O Direito na Antiguidade
  • Direito antiguidade
  • direitos da antiguidade
  • O Direito na Antiguidade
  • Direito na Antiguidade
  • Direito na antiguidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!