O Direito ao lazer a todos os cidadãos

Páginas: 3 (525 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO

O direito ao lazer é assegurado a todos os cidadãos brasileiros na Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 6º, o que estabelece ao Estado uma ordem para que possaproporcionar a todos a satisfação deste direito. No Direito do Trabalho não é diferente ao trabalhador, também cidadão, é permitido o direito ao lazer, nesse caso não amparado somente pelo princípio dadignidade da pessoa humana, mas tendo como alicerces o valor social da ordem econômica amparada pela valorização do trabalho humano para propiciar ao trabalhador uma existência digna.
O direitosocial ao trabalho contribui para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, porém o trabalho nos moldes que assumiu não mais dignifica o homem, mas o torna servil, sem oportunidade de relacionar-se,de desfrutar da retribuição financeira obtida com a venda da sua energia durante o processo de trabalho. Ele precisa relacionar-se com o meio onde vive e ocupar seu devido lugar de cidadão e não deobjeto do processo de produção.
O reconhecimento do direito social do lazer contribui para a expansão do ser humano na sua essencialidade, com a liberação para o convívio familiar, a confraternizaçãocom os amigos, a prática de atividades lúdica, esportivas, culturais, ao desfrute das artes, ao estudo, o que o condiciona a um crescimento pessoal, familiar e social.
Atualmente há pouca ênfasepolítica para o setor do lazer.
O lazer é um direito do cidadão e um dever do Estado, sendo que, cabe a este priorizar ações para prover condições efetivas de acesso a essa dimensão. Isto também ocorredevido à falta de equipamentos e locais específicos a essa prática. Deve-se ainda à falta de uma cultura do lazer, que incorpore essa dimensão na vida de todas as pessoas.
O lazer não se caracterizasomente pelo conteúdo da ação ou pela atividade em si como futebol, a jardinagem ou a pescaria. Importa saber a atitude em relação à atividade e em que tempo ela ocorre.
O lazer ligado a atitude é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito do cidadão ao lazer
  • Educação, um direito de todo cidadão
  • O lazer é um direito de todos
  • o lazer como direito de todos
  • O lazer como direito do cidadão e dever do estado
  • O lazer como direito do cidadão e dever do estado
  • O lazer é um direito do cidadão e um dever do estado.
  • o lazer como direito do cidadão e dever do estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!