O dilema da grámatica

Páginas: 4 (937 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
O DILEMA DA GRÁMATICA: DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA

Nathália Soares da Aparecida

RESUMO

Nosso objetivo é apresentar uma reflexão a respeito de uma entre diversas formas de Derivação que sãoencontradas no português brasileiro, pois se faz necessário desenvolver argumentos que mostrem de forma lógica o funcionamento real da estrutura que envolve a gramática da qual fazemos uso de modosuperficial. A modalidade de derivação do qual esse artigo trata responde pelo o que os gramáticos chamam de Derivação Imprópria.

PALAVRAS-CHAVE: Derivação Imprópria. Morfologia. Gramática. Formação dePalavras. Léxico.

1 INTRODUÇÃO

Ao decorrer dos estudos realizados durante a vida escolar muitas das perguntas que são colocadas pelos conteúdos não ficam bem claros, ou passam como se não merecessema devida atenção por parte daqueles que deveriam elucidar as dúvidas que surgem durante o aprendizado, por conta disto questões ligadas a gramática são em sua maioria as que geram o maior número dedificuldades entre os indivíduos escolarizados ou que conhecem a base que forma a língua portuguesa. Desse modo tratar de um aspecto que se divide entre Morfologia e Sintaxe se torna um trabalho degrande complexidade e comprometimento com a Língua e sua estrutura.
2 DEFINIÇÕES

A gramática tem por princípio organizar a língua de um povo, ou seja, é responsável por estabelecer a unidade entresom e significado do que se articula de acordo com regras estabelecidas anteriormente, sua função é descrever de forma coerente os mecanismos de comunicação utilizados na oralidade e na escrita. Paranos fazer entender claramente usamos estruturas linguisticas que formatam o que desejamos enunciar ao outro, caso uma parte ou todo um conceito é interpretado erradamente isso pode causar danossignificativos no processo de transmissão da comunicação.
Entretato, para que possamos inferir o amplo mundo dos signos, os gramaticos estabeleceram três categorias de estudo da língua, cada umas dessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dilema
  • DILEMAS
  • dilema
  • Dilemas
  • dilema
  • Dilema
  • dilema
  • gramatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!