O diabo e a terra de santa cruz

Páginas: 7 (1679 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
Resenha: SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz: Feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. 2. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 395 p.

Nessa obra, a autora fala que na época do descobrimento da América, a Europa mergulhava num período ambíguo caracterizado pela alternância entre as Luzes e as Trevas. O mundo dividido entre o céu e o inferno, baseado naimaginação e em seguida nas viagens dos europeus formando um contexto cultural e religioso popular no Brasil Colonial, temática abordada no primeiro capitulo do “Diabo e a Terra de Santa Cruz” da autora Laura de Mello e Souza. 
Após acreditar que a Ásia e a África seriam o paraíso, os europeus vão à busca do mundo ideal. Ao chegar à África o mesmo é decepcionado ao constatar que tudo que imaginounão era verdade. Então os colonizadores vão para a Ásia atrás de produtos e especiarias que valiam um preço fabuloso, mas notaram que ali não havia nada fantástico. Mirando um local em busca do imaginário, o europeu vem para o Brasil em busca de riquezas e de aventuras formadas a partir do seu olhar fantasioso. O texto retrata a historia das mentalidades enquanto opção teórica – metodológico doBrasil e de acordo com o olhar cultural da autora permite o conhecimento da atuação da Igreja na escravidão dos negros e indígenas. Portugal, país católico trouxe em seus navios desbravadores e sacerdotes com o intuito de expandir a fé e evangelizar a “nova sociedade”.
Na descoberta de novas terras, inicialmente os europeus ficaram maravilhados com o que acabava de deslumbrar. O novo, o inédito,o que até então se tinha conhecimento por escutar, falar e que por conseqüência alimentava seus anseios e imaginação. A idéia de paraíso se concretizava diante de seus olhos, a natureza esplêndida, a terra fértil, a variedade de pássaro, a inocência devido ao índio andar nu e até mesmo o ar que naquele momento lhes parecia mais puro. Ao mesmo tempo em que o Brasil remetia a um “pedaço do céu”,fica claro que na percepção da autora o ser humano em si, ou seja, os índios foram subjugados inferiores, o que na visão dos colonizadores seriam inocentes e de fácil domesticação. 
Da mesma forma que os colonizadores acreditavam em paraíso, acreditavam também em inferno e a partir daí essa visão do Brasil começa a mudar. O europeu não teve humildade para se adaptar e agora nem mesmo o clima dolocal era perfeito, reclamavam da picada de inseto, das pulgas, baratas, ventos fortes que geravam doenças não só a eles, mas também aos nativos da região. Os índios de inocentes e puros agora se tornaram desonestos, promíscuos e que não detém de inteligência. Ignorando completamente os costumes, crenças e o habito de vida das tribos os europeus começam a impor sua religião, ou seja, a evangelizar osíndios sem mesmo estabelecer contato com eles.
A partir dessa análise, na obra “Mecanismos da Conquista Colonial” de Ruggiero Romano, no Tópico “As formas de conquistas”; o autor chama a atenção para o olhar da conquista, de uma forma muito tradicional. Ele pega a espada, a cruz e a fome, e desenvolve como mecanismos de conquistas. A espada teria sido mecanismo de conquista de armamento e depois areligião, que era a cruz. E a fome se concentra no centro do estado, em que a fome era uma espécie de “metáfora”. O que o autor chama de fome, seria desestruturação que a conquista trouxe para eles. O texto revela que os conquistadores eram espanhóis e que carregavam consigo valores, critérios, preconceitos e princípios da sua sociedade de origem. É de se observar que o processo de colonização daAmérica ocorreu de forma sangrenta, pois a exploração destes territórios acarretou a morte de indígenas que já habitava esta parte do continente. E traz principalmente a questão da religião em que esse desempenhou um conjunto de circunstâncias que contribuiriam para tornar a tarefa de dominação e domesticação mais fácil para os conquistadores espanhóis, sucedendo assim, uma série de sinais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O diabo e a terra de santa cruz
  • o diabo e a terra de santa cruz
  • Resenha: o diabo e a terra de santa cruz
  • Síntese o Diabo e a terra de Santa Cruz
  • Resumo O Diabo E A Terra De Santa Cruz
  • Resumo: Deus ou diabo nas terras de santa cruz
  • resenha do livto o diabo na terra de santa cruz
  • O diabo e a terra de Santa Cruz e os Prazeres da Noite: em busca de um código moral brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!