O diabo veste pradad

1146 palavras 5 páginas
O filme - O Diabo Veste Prada - mostra uma jovem recém-formada em jornalismo, Andrea Sachs, que se muda para Nova York em busca de um emprego como articulista em alguma revista da cidade. Acaba conseguindo trabalho na revista de moda Runway, como assistente de Miranda Priestly, a poderosa e influente gestora da redação do periódico.

Apesar de previsível, quem o assistir com uma visão crítica vai conseguir visualizar muitos casos que geralmente são expostos em aulas de Administração e de Recursos Humanos. Observa-se, da ótica da entrevistada, situações que envolvem desde o momento da seleção, da importância de se preparar para uma entrevista, das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, de como lidar com os grupos informais até a gestão de pessoas e estilos de liderança.
A postura da personagem Andrea durante a entrevista de emprego é inadequada ao perfil da vaga e ao ambiente. Fica claro que ela sequer pesquisou a respeito da organização para a qual se candidatou. Fica totalmente desconcertada quando Miranda lhe indaga a respeito da revista Runway.
O caso fictício serve de alerta: a busca por uma vaga no mercado de trabalho requer planejamento e foco naquilo a que nos propomos realizar profissionalmente. No início da entrevista Andrea diz: "Enviei currículo para todo mundo e fui chamada por vocês". Ou seja, não direcionou seu currículo a uma função desejada de acordo com sua formação. Planejamento e foco podem evitar a exposição desnecessária e outros contratempos.
Sua postura simples durante a entrevista não foi adequada ao perfil da vaga e tão pouco ao ambiente requintado. Além disso, a candidata sequer procurou cientificar-se, com antecedência, a respeito da organização para a qual estaria se candidatando à vaga.

Diante das perguntas que a poderosíssima gestora lhe fazia em relação à revista Runway, ela percebe, somente no momento da entrevista, que deveria ter se informado a respeito da empresa para qual estava sendo selecionada. Ao final

Relacionados