o detetive bolotinha

2610 palavras 11 páginas
Povos da Mesopotâmia Mesopotâmia
Na região mesopotâmica, viveram diferentes povos que ao longo da historia confrontaram-se em vários momentos.
O clima árido dessa região, onde as chuvas são escassas, tornava muito importantes as áreas próximas dos grandes rios. Diversos povos sucederam-se no domínio da região. Entre eles, destacam-se os sumérios, os acádios, os amoritas ou babilônios, os assírios e os caldeus. Sumérios- São considerados os criadores da primeira civilização da Mesopotâmia, estabeleceram-se nos vales ao sul da região e fundaram importantes cidades.
Acádios - Vindos do deserto da Síria conquistaram e unificaram as cidades sumérias, sob o comando do rei Sargão fundaram o primeiro império mesopotâmico, que se expandiu desde o golfo pérsico ate o norte da mesopotâmia.
Amoritas- Vindos do deserto da Arábia, estabeleceram-se na cidade da babilônia, sendo, por isso, denominados babilônios, quando entraram em declínio, a região foi invadida e dominada por cassitas e hititas.
Assírios- Vindos possivelmente da região situada entre a Europa e a Ásia, estabeleceram-se no norte da mesopotâmia, no alto tigre, no território denominado Assíria, expandiram sua maior prosperidade durante o reinado de Assurbanipal.
Caldeus- Vindos possivelmente da Arábia estabeleceram-se no sul da Mesopotâmia, na região denominada Caldeia, conquistaram a cidade da babilônia e ficaram conhecidos como neobabilônicos. Revolução agropastoril Vimos que na mesopotâmia distintos povos desenvolveram as mais antigas civilizações de que se tem conhecimento. Isso estaria vinculado ao fato de essa região ter sido, do mundo, ocorreu a chamada revolução neolítica, que apresenta, o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. A introdução das praticas produtivas de alimentos na mesopotâmia transformou gradativamente a vida de seus habitantes. Quando conseguiram

Relacionados