O despertar do conhecimento matemático. 1

Páginas: 30 (7307 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
O DESPERTAR DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. 1


Lúcio Brito 2

João Paulo Goulart Fantin 3

“Não há educação fora das sociedades humanas e não há homem no vazio”
(Paulo Freire 1994, p.43)

RESUMO

O objetivo deste artigo é demonstrar que podemos ensinar matemática, utilizando práticas lúdicas que levem o aluno ao interesse real e prazeroso neste campo de conhecimento,desmistificando assim o mito do “bicho papão” em que se tornou essa disciplina. As rápidas mudanças sociais e o aprimoramento cada vez maior e mais rápido da tecnologia impedem que se faça uma previsão exata de quais habilidades, conceitos e algoritmos matemáticos seriam úteis hoje para preparar um aluno para sua vida futura. Ensinar apenas conceitos e algoritmos que atualmente são relevantes pode não sero caminho, pois eles poderão tornar-se obsoletos daqui a dez ou quinze anos, quando a criança de hoje estará no auge de sua vida produtiva.


Palavras-chave: prazer, iniciativa, curiosidade, comportamento, tecnologia.


















______________
1 Este artigo é baseado no Minicurso “Conhecendo a Geometria” ministrado no Ensino Fundamental, como estágio da licenciaturaem Matemática pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE.

2Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (FPB/FFM), Licenciado em Contabilidade e Custos (PUCMG), Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE – Bahia,Professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio. Ex-Professor de Matemática Financeira e Contabilidade de Custos nas Faculdades do Descobrimento- Facdesco - BA.Tutor EAD UNIFACS-Salvador-Bahia, Polo Porto Seguro.

3Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior FNSL, Graduado em Economia pela SUAM-RJ, Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE – Bahia,Professor de Matemática do Ensino Fundamental.
Segundo o Novo Dicionário Aurélio, Metodologia é a arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. NaFilosofia é o Estudo dos Métodos e, especialmente, o método das ciências. Podemos aplicar em nosso dia a dia como o caminho pelo qual se consegue atingir um objetivo. Programa que regula previamente uma série de operações que se deve realizar (...). Processo ou técnica de ensino, ou simplesmente modo de proceder, maneira de agir, um meio. A nossa maneira de agir, procurando um meio de atingir asmentes, muitas delas brilhantes, escondidas em procedimentos inadequados ou mal dirigidas, talvez por culpa de uma sociedade em que vive essa mente, pelos percalços que ela tenha passado e ainda passará, e é nesse instante que devemos agir, procedendo de maneira diferente, mas coerente, com a pedagogia do aprendizado, colocando rumos e direções para esses jovens, para que possam, num futuro próximo,porque não dizer imediato, desenvolver o que há de mais brilhante em suas mentes.

Nas nossas escolas devemos, dentro da medida do possível, criar ambientes informatizados, possibilitando pesquisas acadêmicas através de leituras de periódicos, artigos e publicações que sejam de confiança. Podemos, cada professor na sua metodologia, criar um projeto com o objetivo, não só de desenvolver noadolescente o aprendizado de sua disciplina específica como também de torná-lo numa pessoa que possa agir por conta própria, com suas críticas e soluções para os problemas. Atentar para o habitat natural desse adolescente, a sua visão de mundo, hoje. O que ele pensa dele hoje e amanhã. Que vida gostaria de ter, quais sonhos a serem realizados?

Segundo Almir Klink (Mar sem Fim) “A pior coisa que podeacontecer na vida de uma pessoa não é quando seu projeto não dá certo, seu plano de ação não funciona ou quando a viagem termina no lugar errado. O pior é não começar. Esse é o maior naufrágio”. Não podemos deixar nossas crianças, sem dar o primeiro passo, ficarem a deriva da vida, marginalizados até. Tenho um projeto em mente e pretendo realizá-lo no próximo período letivo. Criar, dentro das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conhecimento matematico
  • Os Jogos Matemáticos e a construção do conhecimento
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO – MATEMÁTICO
  • Conhecimento logico matematico
  • O conhecimento matemático principais caracteristicas
  • A escrita e o conhecimento matemático
  • O jogo e a construção do conhecimento matemático
  • O lúdico e a construção do conhecimento matemático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!