O desonvolvimento do Direito ao longo da hist ria

2170 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA CIÊNCIA
PROFª.: Lurdes Garcia

O DESENVOLVIMENTO DO DIREITO AO LONGO DA HISTÓRIA

Glissan Silveira Aragão
Turma: N05 Sala: 045

ARACAJU-SE
2007
O DESENVOLVIMENTO DO DIREITO AO LONGO DA HISTÓRIA

A luta pela existência é a lei suprema de toda a criação animada; manifesta-se em toda a criatura sob a forma de instinto da conservação.
Entretanto para o homem não se trata somente da vida física, mas da conjuntura da existência moral, uma das condições da qual é a defesa do direito. No seu direito o homem possui e defende a condição da sua existência moral....(Ihering, 2006)1

Glissan Silveira Aragão2

RESUMO:
A evolução do direito durante a História, é melhor compreendida pala análise das escolas jurídicas. Estas são divididas em Moralistas e Positivistas.
As Moralistas compostas por três escolas, na sua origem pregava o direito baseado em princípios superiores, eternos, imutáveis, pelas regras da própria natureza humana. Mais tarde com a influência da religião, sua origem deixa de ser natural e passa a ser religiosa, com o advento do iluminismo a origem deixa de ser religiosa e passa a ser regida pela razão humana. Neste período os racionalistas se dividiram nos que viviam no momento de transição (Moralista), pois mesmo não considerando o direito de origem divina, acreditavam que a razão era um dom divino; e os que desconsideravam o método do pensamento dogmático teológico pelo uso da razão, para eles o direito deve ser fundamentado no princípio da liberdade do indivíduo, regido pela razão, portanto deve ser claro e certo para que possa ser aplicado a toda a sociedade e garantir o bem estar das pessoas.
O iluminismo também influenciou na evolução do direito para a corrente Positivista. No direito positivistas tivemos as escolas racionais contratualistas, histórica, marxista e sociológica, a evolução dessas linhas de pensamento formulou o direito positivista

Relacionados

  • Antonio Gramsci Escritos Pol Ticos Vol
    72434 palavras | 290 páginas