O design do designer: a gestão de marca pessoal como ferramenta estratégica

Páginas: 16 (3987 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
O design do designer: a gestão de marca pessoal como ferramenta estratégica[1]
Pedro Corrêa[2]
Sheila da Costa OLIVEIRA[3]


RESUMO
O presente artigo aborda uma análise sobre como o profissional de design gráfico pode desenvolver sua própria identidade, por meio da gestão de marca pessoal, um portfólio bem elaborado e uma linguagem verbal e corporal profissionalizada, sem contar com orecall com antigos clientes. Tendo como referência identidades visuais de designers brasileiros com cases de sucesso, pretende-se compreender como o posicionamento de marca pode influenciar na decisão de contratação por parte de clientes, produtoras, agências, entre outros, apontando a importância de se criar uma identidade bem estruturada e como isso pode gerar rentabilidade nos meios de negócio.PALAVRAS-CHAVE: Design gráfico; branding; personal branding; identidade visual; tipografia; portfólio; recall;.



[1] Trabalho apresentado na disciplina de Metodologia de pesquisa no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
[2] Graduando em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília (UCB). Email: flainbow@gmail.com
[3] Doutora emInformática e Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e professora do Curso de Comunicação Social.






INTRODUÇÃO

Tendo em vista a crescente demanda de profissionais freelancers e empreendedores no ramo do design gráfico brasileiro e o mercado se tornando cada vez mais competitivo, surge a necessidade de diferenciação dos profissionais. Segundo pesquisas, no Brasilformam-se cerca de 13.440 profissionais por ano, segundo estimativa, e na China, formam-se 1 milhão de designers (tanto gráfico quanto produto) neste mesmo período [1].
Um bom serviço prestado, capacidade de negociação de preços e prazos tornam-se a marca registrada de um bom profissional, porém existe a necessidade de um diferencial competitivo, que faça com que o seu trabalho seja mais bemcotado na hora da contratação.
Como e onde o profissional pode buscar estas informações? Estudos recentesde marketing, branding, tipografia, gestão, identidade visual, semiótica e até comportamento do consumidor podem contribuir como ferramentas para alavancar os negócios, sem contar empresas especializadas em consultoria pessoal ou empresarial, afinal o profissional de design gráfico precisa servisto como uma empresa já que presta serviços, emite Notas Fiscais, cumpre prazos e assina contratos.
partindo para o lado prático, a elaboração de um portifólio e a correta exposição em redes sociais como o behance[2], pinterest[3], linkedin[4] ou até o facebook[5] e técnicas comportamentais contam como catalizador para aprimorar uma marca pessoal.
Tendo como referência identidades visuais dedesigners brasileiros com cases de sucesso pretende-se compreender como o posicionamento de marca pode influenciar na decisão de contratação por parte de clientes, produtoras, agências, entre outros, apontando a importância de se criar uma identidade bem estruturada e como isso pode gerar rentabilidade nos meios de negócio.
O estudo desse tema possui um grande apelo mercadologico, uma vez que oassunto reflete na vida profissional do designer, tanto no seu modo de produção quanto na sua própria exposição. O designer Fabio Sasso, diretor do site Abduzeedo.com, será o designer analisado bem como outros designers.
Dessa forma, a pesquisa proposta pretende compreender como uma identidade visual concisa e bem elaborada pode ajudar designers a alavancar seu modelo de negociação, já que osclientes (atuais consumidores dos serviços de design), também enxergam o designer com uma corporação.
Portanto, o tema apresentado será objeto de análise e críticas no presente e no futuro próximo, principalmente no âmbito midiático e publicitário.




[1] http://design.com.br/uma-analise-da-quantidade-de-faculdades-de-design-no-brasil/
[2] Behance é uma das maiores redes sociais com estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade como ferramenta de gestão estratégica
  • Ferramenta Para Gestão Estratégica
  • A gestão de estoques como ferramenta estratégica
  • Gestão Estratégica do Mix de Produtos e Marcas
  • – Ferramentas de Gestão Estratégica – Balanced Scorecard.
  • Balanced scorecard
  • Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa.
  • O esporte como ferramenta estratégica na construção e fortalecimento de marcas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!