O desfio da pesquisa educaional

4802 palavras 20 páginas
Capitulo 1
O desfio da pesquisa sócial
1-Ciência e cientificidade
Do Ponto De Vista Antropológico, Podemos Dizer que sempre existiu preocupação de homo sapiens com conhecimento de realidade
As Tribos primitivas, através de mitos, explicaram e explicam os fenômenos que cercam a vida e a morte, o lugar dês indivíduos na organização social, seus mecanismos de poder, controle e reprodução.
Paul De Bruynr ET AL.(1995) advogam que a idéia da cientificidade comporta, ao mesmo tempo, um pólo de unidade e um pólo de diversidade. Ou seja, existe possibilidade de encontramos semelhanças relativamente profundas em todo o empreendimento que se instituíram a partir da geral de um conhecimento construído por meio de conceitos , seja de caráter sistemático , seja de caráter exploratório e dinâmico. Essa idéia representa uma tradição de geral de auto-regularão do processo de construção de conhecimento.
Tal reflexão se torna particularmente fundamental para nosso objeto de estudo nesse pequeno livro, a pesquisa social.
A primeira diz respeito à possibilidade completa de tratarmos de uma realidade da qual nós próprios, enquanto seres humanos somos agentes:- essa ordem de conhecimento não escaparia radicalmente a toda possibilidade de objetivação? Em segundo lugar será que buscando a objetivação própria das ciências naturais, não estaríamos descaracterizando o que há de essencial nos fenômenos sociais, ou seja, o profundo sentido dado pela subjetividade?Em terceiro lugar, é preciso ressaltar que nas ciências sociais existe uma identidade entre sujeito e objeto.
A cientificidade, por tanto, tem que ser pensada como uma idéia reguladora de alta abstração e não como sinônimo de modelos e normas a serem segundos. O objeto das ciências sociais é histórico, isto significa que cada sociedade humana existe e se constrói num determinado espaço e se organiza de forma particular e diferente de outras.Por fim, é preciso afirmar que o objeto das Ciências Sociais é essencialmente

Relacionados