O desevolvimento dos modelos de protocolos de refer ncia em interconex o de redes

497 palavras 2 páginas
O desenvolvimento dos modelos de referência de protocolos em interconexão de redes
Ademar Felipe Fey em 24/02/2015.
Uma rede de computadores pode ser entendida como um conjunto de equipamentos e software de comunicação interligando computadores, permitindo o acesso a dados e compartilhamento de recursos.
Os primeiros computadores (mainframes) trabalhavam de forma isolada (19501960). Os dados eram “importados” através de leitura de cartões perfurados, por exemplo. A IBM foi a companhia que se destacou naquela época.
Com o surgimento dos minicomputadores surgiram as tentativas iniciais de conectividade através de terminais burros e depois com a interligação de minicomputadores entre si (1970-1980).
Companhias como a IBM, Digital (DEC) e Burroughs dominavam o mercado.
No início da década de 70 a Arpanet foi implantada utilizando um conjunto de protocolos de comunicação chamado NCP (Network Control Protocol). O
NCP continha o protocolo Telnet e o FTP (RFCs 33, 36 e 78 (Fonte: www.livinginternet.com). Em 1976 a Digital fabricava minicomputadores e utilizava um conjunto de protocolos de (Fonte: Tech Tutorial by Brett Glass – Google livros). Os minicomputadores PDP-11 e VAX foram os mais conhecidos. O VAX funcionava com os terminais de dados VT52 e posteriormente VT-100. Eles utilizavam o conjunto de protocolos DNA (Digital Network Architecture). A
DEC é a primeira empresa a se preocupar com a interligação de computadores, ou seja, com uma rede de computadores.
Segundo Brett Glass, enquanto o TCP/IP e o SNA não estavam ainda implantados, a DEC utilizava em 1974 o DNA nas interconexões de seus minicomputadores (arquitetura DECnet e protocolo DDCMP em 1976).
A IBM, sendo a líder do mercado da época havia planejado o SNA (Systems
Networking Architecture) desde 1974. Seus minicomputadores System/36
(1978) e depois o AS/400 (1988) foram sucessos de vendas.
O SNA competiu com o OSI (lançado oficialmente em 1984) e com o TCP/IP
(ativado na Arpanet oficialmente em 1983).
Com o

Relacionados