O Desenvolvimento Sustent Vel Na Agricultura Do Cerrado Brasileiro

502 palavras 3 páginas
O desenvolvimento sustentável na agricultura do cerrado brasileiro

MAROUELLI. Pedrosa, Rodrigo-Monografia apresentada ao ISEA-FGV/ ECOBUSINESS SCHOOL. BRASILIA,DF.2003

Resumo:
O cerrado encontra-se na região tropical e representa uma alternativa viável e com alto potencial de agricultura. Porém, para ser usado requer medidas sustentáveis sem o esgotamento de recursos naturais. Para haver essas medidas é necessária a difusão de inovações que não ocorre por conta dos juros altos e a inflação. Todos esses problemas reduzem a competitividade da agricultura, expondo-a ao risco da insustentabilidade.
Introdução:
No setor agropecuário, o significado “sustentável” passou a atrair a atenção de um maior número de profissionais. Desde o final dos anos 80 procuram definir o que é a agricultura sustentável, indicando o desejo de um novo padrão produtivo que garanta a segurança alimentar sem agredir o ambiente. Houve nesse momento, uma insatisfação com a agricultura moderna. Por mais que a agricultura moderna tenha avançado em técnicas, agricultura continua a depender de recursos naturais. A modernização da agricultura foi cercada por um otimismo excessivo por parte de grandes economistas ao avaliarem o capitalismo capaz de superar os limites naturais. Apesar das restrições edáficas e hídricas, graças aos estudos para manejo de solos através de calagem, adubação, irrigação, e à topografia favorável ao plantio, baixo custo da terra, boa rede de estradas e proximidade dos centros consumidores, os Cerrados se transformaram nas últimas duas décadas na nova fronteira agrícola do País, a ponto de o Cerrado já ser hoje uma das maiores regiões produtoras de grãos do Brasil e ser reconhecido como a última grande fronteira agrícola do mundo.

Materiais e Métodos:
A proposta dessa pesquisa teve como referencial, diversos estudos realizados por instituições que atuam direta ou indiretamente na temática da agricultura sustentável e no desenvolvimento do Cerrado e sua utilização

Relacionados

  • uerj
    2009 palavras | 9 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • A INSUSTENT VEL LEVEZA DA POL TICA AMBIENTAL Desenvolvimento Integra O Nacional
    6465 palavras | 26 páginas
  • Conserva O
    40336 palavras | 162 páginas
  • 3000 QUEST ES Direito Civil
    528203 palavras | 2113 páginas