o desenvolvimento do serviço social nas decadas de 60 a 80

Páginas: 6 (1443 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Dimensão político-organizativa da profissão: Aqui se assentam tanto os fóruns de deliberação quanto as entidades representativas da profissão. Fundamentalmente, o conjunto CFESS/CRESS (Conselho Federal e Regionais de Serviço Social) a ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e as demais associações político-profissionais, além do movimento estudantilrepresentado pelo conjunto de CA’s e DA’s (Centros e Diretórios Acadêmicos das escolas de Serviço Social) e pela ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social). É através dos fóruns consultivos e deliberativos destas entidades representativas que são tecidos os traços gerais do projeto, quando são reafirmados (ou não) determinados compromissos e princípios. Assim, subentende-se que o projetoético-político (como uma projeção) pressupõe, em si mesmo, um espaço democrático, aberto12, em construção e em permanente tensão e conflito. Esta constatação indica a coexistência de diferentes concepções do pensamento crítico, ou seja, o pluralismo de idéias no seu interior.

Dimensão jurídico-política da profissão: Temos aqui o aparato jurídico-político e institucional da profissão que envolveum conjunto de leis e resoluções, documentos e textos políticos consagrados no seio profissional. Há nessa dimensão duas esferas diferenciadas, porém articuladas, são elas: um aparato político-jurídico de caráter estritamente profissional; e um aparato jurídico-político de caráter mais abrangente. No primeiro caso, temos determinados componentes construídos e legitimados pela categoria tais como:o atual Código de Ética Profissional, a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8662/93) e as novas Diretrizes Curriculares recentemente aprovadas pelo MEC. No segundo, temos o conjunto de leis advindas do capítulo da Ordem Social da Constituição Federal de 1988 que, embora não exclusivo da categoria, foi fruto de lutas que envolveram os assistentes sociais13 e, por outro lado, faz parte docotidiano profissional de tal forma que pode funcionar como instrumento viabilizador de direitos através das políticas sociais que executamos e/ou planejamos.

Breve história do Serviço Social no Brasil

O Serviço Social no Brasil

Textos publicados originalmente na Agenda CFESS 2006. Autora: Raquel Raichellis

Janeiro
Gênese do Serviço Social no Brasil

As origens do Serviço Social devemser localizadas na emergente sociedade urbanoindustrial dos anos 30 do século XX, em uma conjuntura peculiar do desenvolvimento capitalista, marcada por conflitos de classe, pelo crescimento numérico e qualitativo da classe operária urbana e pelas lutas sociais que esta desencadeia contra a exploração do trabalho e pela defesa dos direitos de cidadania. As condições propícias à profissionalização doServiço Social (e de tantas outras profissões) foram criadas a partir da crescente intervenção do Estado nos processos de regulação e reprodução social, por meio das políticas sociais públicas. Foi o contexto de enfrentamento da questão social pelo Estado e empresariado, com o apoio da Igreja Católica, que conduziu à institucionalização e legitimação do Serviço Social profissional, em um cenárioem que a pobreza é, simultaneamente, naturalizada e vista como ameaça à ordem burguesa. No entanto, as primeiras iniciativas de organização da profissão vinculam-se ao protagonismo de grupos sociais majoritariamente femininos, participantes do movimento católico leigo e responsáveis pela ação social da Igreja Católica junto aos segmentos mais vulnerabilizados e empobrecidos da classe operária,especialmente crianças e mulheres. A Igreja Católica teve importância singular na configuração da identidade que marca a gênese do Serviço Social no Brasil, sendo responsável pelo seu ideário, pelo inicial e incipiente campo de ação, pelas agências de formação dos primeiros assistentes sociais. As primeiras escolas de Serviço Social do país, fundadas em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • serviço social década de 60 a 80
  • serviço social na decada de 80
  • serviço social na decada de 80
  • Serviço Social na década de 60
  • Serviço Social na decada de 80
  • serviço social na decada de 80 e contemporaneidade
  • Serviço Social na década de 80 e de 2000
  • POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 60 E 80

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!