O desenvolvimento do planejamento estratégico

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 24 de maio de 2012
O DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Fernanda de Campos Guimarães Mairink [1]

RESUMO

Este artigo teve o objetivo que investigar o desenvolvimento do planejamento estratégico para a gestão das organizações na atualidade. Ressalta que o planejamento estratégico é uma importante ferramenta que caracteriza pelo próprio planejamento em si, a administração, aorganização, a execução e o controle dos negócios. O estudo caracteriza por uma pesquisa bibliográfica.

Palavras-Chave: Planejamento Estratégico, Organização.



INTRODUÇÃO



Os conceitos e as ferramentas básicas do planejamento estratégico surgiram na década de 70, devido a uma sucessão de ondas de choque na economia que atingiram as empresas da indústria norte-americana, oque impossibilitou que estas se baseassem em simples projeções de crescimento, de vendas e financeiras.
O planejamento estratégico, atualmente é muito utilizado pelas empresas. Segundo Macdonald (2004) quando consideramos o ambiente cada vez mais hostil e complexo em que as empresas funcionam, verifica-se a essencialidade deste plano.
Sabe-se que existem diversos fatoresexternos e internos que interagem de um modo desorientadoramente complexo, afetando a maneira das empresas conduzirem seus negócios. Sendo o planejamento estratégico, instrumento para auxiliar as empresas nesta condução.
Dessa forma, o presente estudo irá investigar como o planejamento estratégico é desenvolvido, identificando a importância deste para as organizações.
A metodologiautilizada será de pesquisa bibliográfica, recorrendo-se ao uso de material publicado em livros e redes eletrônicas e entre outros, com a finalidade de identificar o que se propõe, ampliando os estudos nessa área, possibilitando um conhecimento mais abrangente.



DESENVOLVIMENTO



O planejamento estratégico é uma importante ferramenta que caracteriza pelo próprio planejamentoem si, a administração, a organização, a execução e o controle dos negócios. Ele está relacionado aos objetivos de longo prazo e às ações para alcançá-los que afetam a empresa como um todo.
Oliveira (1993) conceitua o planejamento estratégico como um processo gerencial que possibilita o executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, visando obter um nível de otimização narelação da empresa com seu ambiente.
Já Kotler (2000) afirma:
O planejamento estratégico é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que elespossibilitem os lucros e o crescimento almejados. (KOTLER, 2000, p. 86)


Assim, vê-se que o planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando.
De acordo com Chiavenato (2003):
Com o planejamento estratégico, a organização é capaz desaber qual sua missão, sua visão de futuro e conhecer o ambiente interno e externo no qual está inserida. Sem um planejamento estratégico bem definido, a empresa fica sem rumo e conseqüentemente não consegue obter vantagens competitivas que a façam ter sucesso perante seus concorrentes. (CHIAVENATO, 2003, p. 39-41)


2 O planejamento estratégico corporativo e em nível de divisãoAs organizações se estruturam de modo que as divisões e as unidades de negócios preparam seus planos. Segundo Kotler (2000, p. 87-97), em âmbito corporativo são realizadas quatro atividades de planejamento:
• Definição da missão corporativa, em que uma organização desenvolve uma declaração que deve orientar e dar um senso compartilhado de propósito, direção e oportunidade aos funcionários e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tam
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico da secretaria de desenvolvimento rural
  • Desenvolvimento Sustentável no Planejamento Estratégico das Empresas
  • A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS
  • O planejamento estratégico como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento turístico sustentável.
  • O planejamento estratégico servindo para a elaboração do plano de desenvolvimento institucional
  • Planejamento estratégico desenvolvimento comercial para revistas no mercado paraibano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!