o desenvolvimento das industrias

Páginas: 5 (1123 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014








O desenvolvimento da industria:

Fordismo
E
Taylorismo.










Trabalho tema: O desenvolvimento da indústria (fordismo e taylorismo)


Matéria: Sociologia


Profa: Marcela
















Nome: Julya Queijada n°:18
Nome: Lahys Cardoso n°:20
Nome: Pedro Henriquen°:27

Índice:

Pag.1:..........................................Fordismo e Taylorismo
Pag.2:..........................................Continuação
Pag.3:..........................................Características (fordismo e taylorismo)
Pag.4:..........................................Comclusao





















Fordismo e Taylorismo:
Quando debatemos sobre oprocesso de desenvolvimento da revolução industrial, costumamos privilegiar a importância das inovações tecnológicas como elemento central desse fato histórico. Sem dúvida, a combinação entre a demanda fabril e o conhecimento aprimorado em laboratórios foi de grande importância para que enxergássemos como foi possível a instalação desse novo ritmo de produção e consumo de mercadorias.

Contudo,a simples concepção de novas máquinas não pode ser suficiente para que tenhamos uma noção mais ampla sobre o processo de produção na era industrial. Devemos também salientar que outras interferências nas formas de trabalho e na política administrativa das indústrias também tiveram grande importância. Nesse sentido, a racionalização das atividades industriais garantiu a ampliação dos lucros e osucesso comercial de uma empresa.

Por muito tempo, os problemas ocorridos durante o processo de fabricação encareciam o valor final do produto e limitava o potencial produtivo de uma indústria. Concomitantemente, para que um bem fosse fabricado, vários funcionários se reuniam e desempenhavam funções aleatórias que limitavam o aperfeiçoamento técnico de cada trabalhador. Em outras situações, a mãode obra de um operário era desperdiçada no tempo em que esperava pela conclusão da tarefa de outro funcionário.

Tentando solucionar esse problema, o empresário norte-americano Henry Ford estabeleceu um eficiente modelo desenvolvido segundo as necessidades de expansão da indústria automobilística. Para tanto, concebeu a chamada linha de produção. Essa linha era composta por uma esteira rolanteque movimentava o produto fabricado. A cada movimento, um operário desempenhava uma pequena parcela da montagem do produto industrial.

Por meio desse modelo, Henry Ford conseguiu diminuir o número de problemas que afetavam a qualidade do produto a ser comercializado. Ao mesmo tempo, empreendeu uma nova dinâmica de produtividade ao conseguir fabricar uma quantidade de automóveis nunca antesobservada. O sucesso de sua experiência acabou sendo empregado em outros campos da economia industrial. Consequentemente, a possibilidade lucrativa das indústrias aumentou de forma exorbitante.

Outro importante método de racionalização do trabalho industrial foi concebido graças aos estudos desenvolvidos pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor. Uma de suas preocupações fundamentaisera conceber meios para que a capacidade produtiva dos homens e máquinas atingisse seu patamar máximo. Para tanto, ele acreditava que estudos científicos minuciosos deveriam combater os problemas que impediam o incremento da produção.

Utilizando de uma série de experimentações, Taylor provou que o máximo controle sobre o desempenho das máquinas e do trabalho poderia desenvolver uma indústria.As situações empíricas, ou seja, aquelas que não poderiam ser controladas por meio de dados estatísticos e numéricos deveriam ser expressamente tolhidas. O treinamento, a especialização e o controle seriam as ferramentas básicas que concederiam a interferência positiva na produtividade da indústria.

Ao longo do tempo, a popularização desses conceitos fez com que a demanda por mercados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de desenvolvimento nas indústrias de laticinios
  • Desenvolvimento de uma Industria de Iorgute
  • Desenvolvimento de produtos na indústria automobilística
  • Indústria cultural: cultura e desenvolvimento
  • DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA TÊXTIL
  • Qual a importância do Desenvolvimento Sustentável para a indústria?
  • O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO MERCOSUL
  • Relação sociológica no desenvolvimento da ergonomia na indústria automobilística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!