O Desenvolvimento Da Consci Ncia Morfol Gica Em Crian As De Cinco Anos

8836 palavras 36 páginas
Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1

O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA
EM CRIANÇAS DE CINCO ANOS: ESTUDO DE INTERVENÇÃO
Cristina Seixas
Centro Social Paulo VI seixas.cristina@gmail.com João Rosa
Escola Superior de Educação de Lisboa joaor@eselx.ipl.pt Introdução

Este estudo de intervenção tem como objectivo estudar se a consciência morfológica em crianças de cinco anos é susceptível de ser estimulada através de uma intervenção específica, antes da iniciação formal à leitura e escrita.
A investigação sobre o desenvolvimento da consciência morfológica
(Bryant, Devine, Ledward & Nunes, 1997; Bryant, Nunes & Aidinis, 1999;
Bryant & Nunes, 2003; Carlisle, 1988,1995, 2000; Nunes, 1998; Nunes,
Bryant & Bindman 1997a,b,c; Rubin, 1988; Rosa, 2003) tem incidido sobre a sensibilidade da criança a dois processos: morfologia derivacional e morfologia flexional. No primeiro caso, investiga-se a habilidade da criança em lidar com a formação de palavras pelo acréscimo de prefixos ou sufixos a um morfema-base ou ainda com a decomposição de palavras derivadas até chegar às palavras primitivas. No segundo caso, é estudada a sensibilidade da criança às flexões em género e número dos substantivos e às flexões de número, pessoa, modo e tempo dos verbos.
De acordo com Carlisle (2000), a consciência morfológica diz respeito à reflexão e manipulação intencional da estrutura morfológica da língua.
Assim, e segundo Correa (2005), «ocupa-se da formação das palavras, suas flexões, suas funções e relações nas frases» (p. 91).
Segundo Rosa (2003), «a consciência morfológica é uma capacidade metalinguística que pode ser conceptualizada a dois níveis: a nível implícito e a nível explícito. A primeira fonte de consciência morfológica implícita é a linguagem oral. À medida que aumentam as experiências da criança com a linguagem oral e com a leitura e escrita aumenta também a probabilidade

153

Da
Investigação
às Práticas

Estudos de

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas