O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMATICA

Páginas: 11 (2747 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014


O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMATICA

Claudenia Alves de Lima Irineu¹, Francisca Janiele Freitas de Araújo², Marcos Irineu Oliveira³, George Harrilson Silva Aragão4

1 Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática – IVA
2 Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática – IVA
3 Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática – IVA
4 ProfessorOrientador

e-mail do autor apresentador do trabalho: claudeniairineu@hotmail.com


Palavras-Chaves: Matemática. Aprendizagem. Dificuldades. Construção. Educador



Este trabalho vem mostrar as dificuldades de aprendizagem da Matemática e tem como referenciais de pesquisas autores que abordam os desafios dos educandos e professores como: Abrantes, Vygotsky, entre outros que abordam talproblemática. Faremos também uma breve exploração do desenvolvimento cognitivo como fator importante para o aprimoramento e aquisição de conceitos que vem despertar o gosto e o prazer de vivenciar nos cálculos situações simples, utilizando-se também dos jogos pedagógicos como fonte de ajuda para desmistificar o terror da matemática, ajudando a compreender como se dar através das repetições vivenciarsituações problemas de fácil assimilação para as crianças. Porém vale salientar que se faz necessário que o professor seja um facilitador ativo nessa construção. Diante da realidade encontrada é possível constatar que a escola, enquanto instituição, precisa melhorar para que juntamente com o educador possa desenvolver uma aprendizagem satisfatória, desenvolvendo mais a atração pelos números e despertandoa curiosidade por um novo desconhecido e modificador mundo das ciências exatas, como fator comum entre as demais disciplinas, sendo extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo.






O presente artigo vem ressaltar o desenvolvimento cognitivo da criança no processo de aprendizagem da Matemática. No ensino médio hoje, o principal eixo de discussão entre aqueles que se preocupamcom a educação, é o fracasso na questão da utilização das operações matematicas, pois essas práticas mal sucedidas estão levando cada vez mais os alunos à defasagem dos conteúdos matematicos.
Mediante as dificuldades observadas pelos professores em sala de aula, se faz necessário dar outro direcionamento as práticas matemáticas, buscando levar o professor a observar, perceber, descobrir erefletir sobre novas possibilidades de repassar tais conteúdos de forma que consigam interagir melhor através do uso de uma linguagem clara e contextualizando-a nas suas vivências cotidianas.
É indispensável frisar que um fator primordial para que se obtenha êxito é conhecer ou formar um conceito sobre o que é matemática. A palavra matemática é de origem grega e significa “aquilo que se pode aprender”,a palavra Mathema é uma palavra grega vem da raiz matchenein que quer dizer “aprendizagem”. Baseando-se nestes conceitos sabe-se que os conteúdos escolares não são absolvidos da noite para o dia, assim se faz necessário dar um redirecionamento dos saberes para que ela venha aprender de forma mais segura e precisa. Tendo como enfoque principal a construção de conceitos e não a mera memorização.
“Aaprendizagem em Matemática está ligada à compreensão do significado: apreender significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos.” (BRASIL, 2000, p.19, apud ABRANTES, 1999, p. 17).
Não é fácil dar uma ideia do que venha a ser a Matemática, os dicionários trazem conceitos diversos, podendo pontuar de maneira mais clara como a ciênciaque estuda quantidades e formas. Pode-se acrescentar que ela é uma linguagem que se utiliza de signos e números para melhor explicar o uso de tal façanha nas nossas vivências.
É comum nos dias de hoje vermos a maioria dos alunos chegarem ao Ensino Médio sem saber utilizar as quatro operações, e tem ela como algo que deveria ser retirada do currículo, porém sabe-se que tal conceito é meramente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DA AGRESSIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
  • O PAPEL DA AGRESSIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
  • A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
  • Relação entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem
  • A música e o desenvolvimento cognitivo da criança
  • Desenvolvimento Cognitivo da Criança
  • A contação de histórias como instrumento de ajuda para o desenvolvimento cognitivo das crianças com dificuldades de...
  • DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO COGNITIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!