O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA, OS PRIMEIROS 48 MESES

Páginas: 19 (4604 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2014
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO
FACULDADE GUILHERME GUIMBALA
Autorização: Parecer CFE nº 557/73 e Decreto nº 72.314, de 31.05.1973 (D.O.U. 01.06.1973). Reconhecimento: Parecer CEF 521/77 (Documenta nº 195/77) e Decreto nº 79.559, de 20.04.1977 (D.O.U. 22.04.1977)
Instituição Mantenedora: Associação Catarinense de Ensino

 






 
O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA, OSPRIMEIROS 48 MESES

 

 
 
 


 

MARLISE KREUZBERG
ESTÂNCIA VELHA 2013


MARLISE KREUZBERG



O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA, OS PRIMEIROS 48 MESES



Artigo, apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu com Especialização Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva, da Faculdade Guilherme Guimbala, como requisito para obtenção do Título deespecialista, orientado pelo Professor Msc. Davi Valcarengui Bolzan 




ESTÂNCIA VELHA RS
2013
RESUMO
Este artigo possui contribuições importantes no que se refere à qualidade dos estímulos que são oferecidos a criança na primeira infância, principalmente nos primeiros 48 meses, para que ela tenha um desenvolvimento cerebral saudável levando-a atingir todas as suas potencialidadescognitivas, psicológicas e físicas. Levando em consideração que a criança tem o seu direto de aprender assegurado por lei é dever do profissional educador, que media esta aprendizagem, conhecer todas as especificidades do cérebro, sua anatomia e fisiologia. Se apropriando destes conhecimentos o professor terá a competência e subsídios para mediar situações de ensino/aprendizagens que leve a criança atingiros melhores resultados possíveis, dentro de suas particularidades, assegurando-lhe o desenvolvimento integral.

PALAVRAS-CHAVE: CÉREBRO – DESENVOLVIMENTO – PRIMEIRA INFÂNCIA – APRENDIZAGEM – EDUCAÇÃO INFANTIL













1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo compreender o desenvolvimento neurológico na primeira infância até os quatro anos de idade, conhecer os estímulosneuronais e recursos sensoriais necessários para este processo acontecer de forma saudável, levando a criança atingir melhores resultados e potenciais cognitivos, desta forma, instrumentalizar a atuação pedagógica e a ação didática para melhor promover o desenvolvimento integral da criança.
A maior parte do desenvolvimento do cérebro acontece antes que a criança complete os três anos de idade.No decorrer destes 36 meses os bebês desenvolvem a habilidade de pensar e falar, raciocinar e aprender, estabelecendo vínculos de socialização que lhe acompanharão durante toda a vida.
O cérebro funciona por meio de sinapses, ou seja, conexões realizadas pelos neurônios através de descargas elétricas que transmitem informações químicas ou elétricas. Quanto mais conexões acontecem, maisconhecimento a criança adquire. Todas as crianças podem aprender, porém a aprendizagem de cada um é diferente e, acontece em tempos e etapas diferentes e depende dos estímulos que são oferecidos.
A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro tem de se reformular / remodelar em função das experiências adquiridas pelo sujeito e os fatores advindos do ambiente em que está inserido. Na fase de 0 a 8anos que o cérebro tem maior plasticidade e consequentemente aprende com mais facilidade.
O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento e selecionamos nosso comportamento, dessa forma compreender seu funcionamento, seu potencial e as melhores estratégias de favorecer seu pleno desenvolvimento deve ser o foco principal dos indivíduos responsáveispelo aprendizado das crianças.
Considerando que todo o indivíduo aprende é dever da escola da primeira infância perceber a sua importância e criar novas estratégias, rever suas práticas pedagógicas e proporcionar atividades significativas para que as crianças desenvolvam suas potencialidades.

2 CÉREBRO: ANATOMIA E FISIOLOGIA
O cérebro humano tem sua origem na etapa pré-natal, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento humano primeira infância
  • Desenvolvimento psicossocial na primeira infancia
  • Desenvolvimento cognitivo na primeira infancia
  • Desenvolvimento na primeira infancia
  • desenvolvimento na primeira infância
  • Desenvolvimento das emoções na primeira infancia
  • Desenvolvimento psicossocial na primeira infancia
  • desenvolvimento psicossocial na primeira infancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!