O DESENHO ARTISTICO COMO FORMA DE EXPRESÃO

2977 palavras 12 páginas
O DESENHO ARTÍSTICO COMO FORMA DE EXPRESSÃO

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes visuais (ART 0078) Módulo II -
06/11/2012

RESUMO

Desenho, qual significado consiste em criar formas por meio de linhas e traços, com surgimento antes da escrita, expressando a história de muitas épocas. É um instrumento de linguagem expressiva, usada pelo o homem para expressar o seu pensamento, comunicar-se e interpretar, como forma de exteriorizar algo. Além disso, tem a função de retratar a realidade e o imaginário, onde a criança expressa seus sentimentos e sua compreensão de mundo, comunicando e atribuindo sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de linhas e traçados, pois desenhando ela imprime registros, expressa e comunica. O desenho é a primeira forma de expressão gráfica da criança, é para ela uma linguagem, como o gesto e a fala, retrata a expressão natural e espontânea da mesma, o que não é dito verbalmente, aparece em situações concretas em desenhos. O desenho pode representar situações e realidades diversas, quais apresentam objetos significativos, onde indicam sentimentos vividos e ou sofridos, com objetivos aguardando uma interpretação.

Palavras-chave: História do desenho. Desenho e educação. O desenho e suas linguagens.

1 INTRODUÇÃO

Quando ouvimos a palavra desenho, nos vêm a memória somente imagens, mas não percebemos que um simples desenho expressa inúmeras palavras, sentimentos, pensamentos. É uma forma de linguagem expressiva, usada para exteriorizar algo.

Além de ser uma forma de expressão, o desenho é também uma atividade criativa, e não pode ser considerado e compreendido como simples ato mecânico, cada movimento e gesto representam funções simbólicas, com capacidade de contribuir para o desenvolvimento humano.

É através do desenho que a criança registra o seu mundo, desenvolve seus processos criativos, amplia suas potencialidades de expressão, pois a prática do

Relacionados

  • professor
    88373 palavras | 354 páginas