O DESCARTE DAS BATERIAS AUTOMOTIVAS USADAS EM JI-PARANÁ

2009 palavras 9 páginas
O DESCARTE DAS BATERIAS AUTOMOTIVAS USADAS EM JI-PARANÁ

ANDERSON VITORINO FERREIRA1
HELENA MARIA DE JESUS LAUREANO2
KEILA RIBEIRO DA SILVA3
LILIAN INÁCIO DE MORAIS4
PROF.ª ORIENTADORA: LEDIANE FANI FELZKE5
RESUMO
Este artigo analisa os impactos ambientais e o destino final de baterias automotivas usadas e a sua reciclagem. Para esta pesquisa utilizou-se revisão bibliográfica, observação “in loco” e entrevista semi-estruturada. É um assunto muito abordado atualmente devido à preocupação da sociedade com o meio ambiente, principalmente sobre a destinação dos metais pesados existentes nas baterias, que contamina o solo, o lençol freático, e o ar, e pode chegar ao ser humano através da cadeia alimentar. Pensando nisso este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar os impactos sanitários e ambientais causados pelo descarte inadequado e a reciclagem de baterias usadas. Do ponto de vista sanitário e ambiental, o estudo recomenda, para o Brasil e para todos os países em desenvolvimento, a coleta, o tratamento e a disposição final adequada de todos os tipos de baterias usadas, diminuindo, assim, os danos causados ao meio ambiente e a saúde humana.

Palavras-Chave – Baterias. Reciclagem. Meio Ambiente.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo se propõe a responder qual o destino dado às baterias automotivas usadas em algumas oficinas e revendas do município de Ji-Paraná, assim como, investigar as formas de recolhimento das baterias enviadas para reciclagem e a forma de descarte que cause menos impactos ambientais. Pois com o aumento da frota automotiva na cidade surge também a preocupação com o meio ambiente principalmente com a segurança da população. Este artigo é relevante, pois aponta as possibilidades de destinos das baterias automotivas usadas, além disso, mostram o destino final dado as baterias usadas.
Anteriormente as baterias eram recondicionadas nas próprias oficinas, mas devido sua alta toxidade esta pratica foi proibida, obrigando assim, as

Relacionados

  • Engenharia de Minas
    68104 palavras | 273 páginas
  • Todos
    70169 palavras | 281 páginas
  • 000321250
    66045 palavras | 265 páginas