O descarte correto de pilhas e baterias no meio ambiente

Páginas: 2 (465 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente, ou seja, no lixo doméstico. Na composição desses artefatos são encontrados metais pesados taiscomo: cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, cobre, níquel, cromo e zinco, substancias que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está ocâncer e mutações genéticas.
A título de esclarecimento, as pilhas e baterias novas ou usadas e em funcionamento não oferecem riscos à saúde humana, uma vez que o perigo está contido no interior delas.O problema é quando elas são descartadas no lixo comum e as cápsulas que as envolvem passam por deformações, amassando e estourando deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido seacumula na natureza. Ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é degradado com o passar dos anos. Esse tipo de lixo contamina o solo e o lençol freático e consequentemente os córregos,rios, lagunas e o mar prejudicando a agricultura e a hidrografia.
Justamente por serem biocumulativas, ou seja, vão se acumulando no meio ambiente poluindo-o é que surgiu a necessidade do descartecorreto de pilhas e baterias usadas. O que não pode ser feito é o descarte desses materiais no lixo comum.
Uma só faz um estrago danado: pode contaminar o solo por até 50 anos. Imagine 800 milhões depilhas e 10 milhões de baterias de celular descartadas por ano no Brasil! Se forem parar no lixo comum, vão emporcalhar ainda mais terra, água e ar. Elas contêm metais pesados, altamente tóxicos.Prefira pilhas e baterias recarregáveis, pois elas duram mais e usando em menor quantidade, você produz menos lixo. Mas atenção: elas também possuem mercúrio, cádmio e chumbo, que são muito perigosos, edevem ser devolvidas ao fabricante quando forem inutilizadas.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos oferece incentivos a empresas, governos e consumidores, com o que chama de logística reversa. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descarte correto de pilhas e baterias
  • Pilhas e baterias: descarte x meio ambiente
  • DESCARTE INCORRETO DE PILHAS E BATERIAS USADAS, UM RISCO A SAÚDE HUMANA E AO MEIO AMBIENTE
  • Danos ao meio ambiente Pilhas e Baterias
  • Pilhas e Baterias
  • Pilhas e baterias, impacto ao meio ambiente
  • Coleta e armazenagem de pilhas e baterias, com proteção ao meio ambiente.
  • descarte consciente de pilhas e baterias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!