O Desassosssego em Boa noite, senhor Soares

1252 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

O Desassossego em Boa noite, senhor Soares.

por Virginia Ramos

Faculdade de Letras/junho 2011

Introdução Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do heterônimo Bernardo Soares, ou semi-heterônimo, como o próprio Fernando Pessoa definiu, na obra Boa Noite, Senhor Soares, do ilustre escritor português Mario Cláudio. A figura de Bernardo Soares é a própria reinvenção da personalidade enigmática por trás de seu criador, e muitas vezes se confunde nele. Mario Cláudio utiliza como recurso as referências do semi-heterónimo no Livro do Desassossego, e a partir de alguns elementos presentes no livro de Mario Cláudio, é possível traçar a personalidade de Bernardo Soares tal qual transcreveu seu criador, Fernando Pessoa.

1. Bernardo Soares e Fernando Pessoa O heterônimo, ou semi-heterónimo de Fernando Pessoa, que está em destaque no livro de Cláudio Manuel, confunde-se com a personalidade, do próprio Fernando Pessoa. É possível observar na célebre carta a Casais Monteiro:
“O meu semi-heterónimo Bernardo Soares, que aliás em muitas coisas se parece com Álvaro de Campos, aparece sempre que estou cansado ou sonolento, de sorte que tenha um pouco suspensas as qualidades de raciocínio e de inibição; aquela prosa é um constante devaneio. É um semi-heterónimo porque, não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e a afectividade.”
(Escrita em Lisboa, 13 de Janeiro de 1935) Bernardo Soares é uma personalidade reservada e enigmática que se esconde atrás do seu criador e com ele se confunde. O semi-heterónimo é parte constituinte de Fernando Pessoa, e ao mesmo tempo é tão diferente dele. Mario Cláudio baseou-se em referências do Livro do Desassossego para ser fiel à enigmática

Relacionados