O DESAFIO DO JORNALISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

1149 palavras 5 páginas
RISABELLE JADE DE ALMEIDA COSTA

O DESAFIO DO JORNALISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Maceió/AL
2014.02

RISABELLE JADE DE ALMEIDA COSTA

O DESAFIO DO JORNALISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado como requisito parcial, para avaliação da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação do curso de Jornalismo da Faculdade de Educação e Comunicação – FECOM.

CENTRO UNIVERSITÁRIO – CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO – FECOM
CURSO DE JORNALISMO

Maceió/AL
2014.02

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A capital baiana virou manchete dos jornais e telejornais brasileiros por conta do tumulto na ocasião da compra de ingressos para a partida que inaugurou, no dia 7 de abril, a nova Arena Fonte Nova, antes estádio Octávio Mangabeira, ou simplesmente Fonte Nova. A confusão – gerada, sobretudo, pela falta de uma logística adequada para comercialização dos ingressos – resultou na ação ostensiva dos policiais e no ferimento de muitas pessoas. O mais lamentável, no entanto, foi a cobertura da mídia local – reproduzida pela nacional – que, em nenhum momento, cobrou essa logística, limitando-se a narrar o acontecido.
Há muito venho escrevendo acerca da incipiência no jornalismo brasileiro, que na maioria dos casos limita-se ao factual, privando o receptor de informações necessárias para a formação de uma opinião consistente acerca dos inúmeros acontecimentos e ou fenômenos que diariamente são objeto da mediação dos mais variados veículos de comunicação. Considerando que jornalismo é, sobretudo, informação, e que uma matéria jornalística deveria responder às questões o quê?, quem?, onde?, quando?, por quê?, a recepção espera encontrar em uma matéria e ou reportagem esses cinco elementos, a fim de processar e posteriormente formar sua opinião acerca do que fora veiculado.

No livro O que é Jornalismo, publicado pela Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense, o jornalista

Relacionados