O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI: VANTAGENS E DESVANTAGENS HOMEM X MÁQUINA

Páginas: 8 (1782 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
O Desafio das Organizações do Século XXI: Vantagens e Desvantagens Homem x Máquina.


Resumo
Organizações de todos os tipos têm se deparado com cenários substancialmente modificados e mais dinâmicos. Vivemos em um mundo que é capaz de dobrar seu conhecimento a cada ano que passa, com uma tecnologia que era considerada uma utopia décadas atrás. O avanço tecnológico, hoje se mostra fruto do quehá de melhor e pior na imaginação humana, pois na tentativa de renovar e reduzir custos, a camada operária foi trocada por grandes máquinas e sistemas de informação capaz de absorver as tarefas diárias de um ser humano. Uma atitude errônea é pensar que a inteligência artificial pode superar as pessoas que são dinâmicas e únicas, dotadas de criatividade, boa vontade e inteligência natural.Palavras-chaves: Organizações. Mão-de-Obra. Desemprego tecnológico.


1- Introdução.
As tecnologias de informação e o aumento da importância do processo das maquinas trouxeram mudanças nas relações de trabalho. O número de trabalhadores com atividades operacionais diminuiu devido à robotização e o desemprego cresce dia a dia.
Os avanços da tecnologia mudaram profundamente os hábitos dasociedade e as relações de trabalho. Os trabalhadores, quando não são excluídos desse processo precisam estar sempre se reciclando para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que aumenta sua exigência cada vez mais.
A presença do computador, da internet, de robôs no ambiente de trabalho exige que o trabalhador esteja em sintonia com as novas tecnologias. Há, portanto, uma exigência constante porqualificação profissional e, em alguns segmentos, uma mudança bastante radical do perfil do trabalhador.
Este trabalho apresenta um estudo composto de pesquisas, entrevistas e relatos tendo por objetivo analisar as vantagens e desvantagens da substituição do homem pela máquina nas organizações.

2- O processo de mudança.
O processo de mudança da tecnologia segue com a evolução do homem desdequando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A descoberta e o conseqüente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o dos recursos naturais que necessitavam do calor para serem úteis. As melhorias continuaram com a fornalha, que permitiu a habilidade de derreter e forjar o metal As ferramentas maissofisticadas incluíam desde máquinas simples como a alavanca (300 a.C.), o parafuso (400 a.C.) e a polia, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor elétrico, o motor a jato, entre muitos outros.
As transformações com a Primeira Revolução Industrial (séc. XVIII), em que a introdução do vapor, usada como fonte de energia, deu início à modernizaçãoda produção e do desenvolvimento do sistema de transportes. A Segunda Revolução Industrial (a partir de 1860 até o início da Primeira Guerra Mundial) trouxe mudanças no processo da industrialização, já que a eletricidade permitiu o desenvolvimento de produções em série e equipamentos são capazes de montar um carro em tempo recorde, substituindo meia dúzia de funcionários. Alguns estudiosos afirmamque estamos vivendo uma Terceira Revolução Industrial, devido ao surgimento das tecnologias de informação e a substituição da eletromecânica pela eletrônica. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande. O sociólogo Luiz Roberto Alves, professor da Universidade Metodista de São Paulo afirma:
“O advento das tecnologiasfacilitaria o trabalho, aumentaria a eficácia das ações, provocaria mais saúde ambiental e criaria espaços de tempo livre. No entanto, sua implementação não obedeceu ao tempo humano da mudança, não respeitou a cultura diversificada dos trabalhadores, não considerou a subjetividade e os valores da relação entre o ser humano e sua extensão físico-social, em que se coloca o trabalho.”
3- Vantagens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Comportamento Humano nas Organizações – O Homem Rumo ao Século XXI
  • GESTÃO EMPRESARIAL O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI
  • EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES DO SÉCULO XXI
  • As organizações no século XXI
  • o desafio das empresas do seculo xxi
  • Desafios gerencias do século xxi
  • Desafios gerenciais no seculo xxi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!