O desafio da inclusão nas escolas

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
[pic]



















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8






































INTRODUÇÃO

Pretende-se através deste trabalho, auxiliar a equipe pedagógica da escola que possui um aluno com dificuldades de aprender. Busca-se através dos materiais estudados, encontrar soluções viáveis a serem realizadas na escola para um melhorprocesso de inclusão deste aluno e que assim, ele possam desenvolver suas capacidades cognitivas cada vez mais.
É preciso que haja uma interação entre pais, alunos, professores e equipe pedagógica para que os impactos desta inclusão sejam amenizados com o passar do tempo. Afinal, toda e qualquer criança tem direito a educação, mesmo que tenha dificuldade e/ou deficiência para aprender.2 DESENVOLVIMENTO


É preciso fazer da sociedade uma aliada na busca de soluções, ter professores preparados para este tipo de situação, para que o aluno não se sinta ainda mais excluído na escola regular, saber enfrentar os problemas que vão surgindo no dia a dia, com professores, colegas, etoda comunidade escolar, agindo com coerência, sempre mostrando que as diferenças fazem parte da sociedade, essa é a grande riqueza cultural de um país.
O trabalho do pedagogo é diante da realidade social e cultural, que vai encontrar na escola, buscar a qualidade na educação, fazer com que o aluno com deficiência tenha seu espaço garantindo-lhe o sucesso em sua aprendizagem, além dodesenvolvimento cognitivo e da autoestima.
Para isso o envolvimento de todos no ambiente escolar, deve ser fundamental, considerando que o aluno com deficiência aprende mais em uma escola regular do que em uma escola especial. Colocando alunos deficientes ou com dificuldades no processo de aprendizagem em escolas especiais, só estamos aumentando o preconceito contra os mesmo.Seu desenvolvimento melhora com a ajuda de seus colegas, professores, e o pedagogo deve trabalhar de forma que este faça parte da história, abrindo caminhos para si, e para os outros, que convivendo no dia a dia com essa realidade, poderão aprender a ser mais tolerantes e observando que as diferenças fazem parte da nossa vida.
Para elaborar um plano pedagógico visando o melhordesenvolvimento do aluno, o pedagogo deve observar quais as necessidades de cada um, nesse caso específico, fazer com que o aluno não se sinta diferente é o grande desafio, e que os outros alunos também fiquem a vontade e de certa forma participem da formação social do mesmo.
É muito importante a participação da família, mas é fundamental que haja coerência entre as informaçõestransmitidas, a troca de informações e ideias é essencial para o aluno integrar-se ao ambiente escolar, não só o aluno em questão e sim de toda a comunidade escolar, deve haver espaço, não só para criticas, também para sugestões e que a educação seja realmente encarada de modo cooperativo.
Saber que as dificuldades existem, mas ter coragem para buscar soluções, nem sempre ter o apoionecessário, para fazer da sala de aula, um lugar onde o aluno realmente encontre o desenvolvimento necessário, de acordo com suas necessidades e adversidades, essas questões sempre estarão presentes na caminhada para um bom desempenho do pedagogo, estar sempre ensinando e aprendendo, e sempre aberto a novas ideias e gostar realmente deste mundo de diversidades, vai fazer a diferença, para que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teatro na escola: um desafio para a inclusão escolar(?)
  • Desafios da inclusão social na escola pública
  • inclusão nas escolas e seus desafios no ensino de ciências
  • INCLUSÃO SOCIAL: Desafios para uma escola de qualidade
  • O desafio da inclusão social nas série iniciais em escolas públicas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
  • desafios do modelo Brasileiro de inclusão digital pela escola.
  • Fichamento inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!