O depoimento do policial como unica prova para condenação do réu

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
DEPOIMENTO DO POLICIAL COMO ÚNICA PROVA PARA CONDENAÇÃO DO ACUSADO NO DIREITO PENAL

(Universidade Paranaense – UNIPAR)

Introdução: O depoimento do policial pode ser o único meio de prova paracondenação do réu, no entanto existem algumas divergências doutrinarias e jurisprudenciais a respeito da condenação baseada apenas nesse tipo de prova.
Objetivos: Demonstrar o entendimentodoutrinário e jurisprudencial a respeito do depoimento do policial como único meio de prova para a condenação do acusado.
Desenvolvimento: A prova é todo elemento pelo qual se procura mostrar a existência e averacidade de um fato, e no processo, visa influenciar no convencimento do julgador. O ordenamento jurídico penal brasileiro admite como prova para a formação da convicção do juiz, o depoimento dastestemunhas, sendo estes, a narração dos fatos por pessoas, ao qual tenham conhecimento, acerca do objeto da causa. Em alguns pontos a prova testemunhal apresenta divergências doutrinarias ejurisprudenciais, um exemplo é quando o depoimento policial passa a ser a única prova para se basear a condenação do acusado no direito penal. Uma parte doutrinaria orienta que não é admissível apenas odepoimento policial como prova para condenação, pois é frágil a prova quando baseada apenas no depoimento policial visto o interesse do mesmo no processo, ou seja, “a autoridade policial não é juiz: ela nãoatua inter partes, e sim, como parte.” (MARQUES, 2009, p. 150) Já a outra parte doutrinaria que vem prevalecendo nos tribunais, tem entendido que é possível à condenação, alegando que o depoimento dopolicial possui grande credibilidade, ainda mais quando realizados em Juízo, sob a égide do contraditório e da ampla defesa afirmando também que no desempenho da relevante função estatal a elesatribuída, gozam de presunção de idoneidade, também fundamentam a tese com o artigo 202 do Código Processual Penal, onde diz que toda pessoa pode ser testemunha, e “a simples condição de policial não torna...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DAS PROVAS: DEPOIMENTO PESSOAL E CONFISSÃO
  • ausencia prova condenação
  • DEPOIMENTO DE CHIMAMANDA ADICHIE “O PERIGO DE UMA ÚNICA HISTORIA”
  • PROVA NO INQUERITO POLICIAL
  • Da Admissibilidade da Prova Ilícita Para Benefício do Réu
  • as provas do inquerito policial
  • prova do inquerito policial
  • O INQUÉRITO POLICIAL E OS MEIOS LÍCITOS DE PROVAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!