O dadaísmo

Páginas: 3 (543 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
O Dadaísmo foi um movimento originado em 1915 na cidade de Zurique (cidade que durante a Primeira Grande Guerra Mundial conservou-se neutra).

Negando todas as tradições sociais e artísticas, oDadaísmo tinha como base um anarquismo niilista e o slogan de Bakunin “a destruição também é criação“, contrários à burguesia e ao naturalismo, identificado como “a penetração psicológica dos motivos doburguês“, buscavam a destruição da arte acadêmica e tinham grande admiração pela arte abstrata.

O acaso era extremamente valorizado pelos dadaístas, bem como o absurdo. Tinha tendências claramenteanti-racionais e irônicas. Procurava chocar um público mais ligado a valores tradicionais e libertar a imaginação via destruição das noções artísticas convencionais.

Acredita-se, ainda, que opessimismo do Dadaísmo venha de uma reação de desilusão causada pela Primeira Guerra Mundial. Apesar de sua curta durabilidade - no período entre guerras, praticamente havia sido esquecido - e das críticasrealizadas ao movimento, fundamentalmente baseadas em sua ausência de vocação construtiva, teve grande importância para a arte do século XX.

Fez parte de um processo, observado nesse século, delibertação da arte de valores preestabelecidos e busca de experiências e formas expressivas mais apropriadas à expressão do homem moderno e de sua vida.

Originou-se de um grupo composto por artistascomo Tristan Tzara, Hans Harp, Richard Hülsenbeck, Marcel Janko, Hugo Ball e Hans Richter que se encontravam em cafés de Zurique. A idéia inicial era a realização de um espetáculo internacional deCabaré que contava com músicas diversas, recitais de poesia e exposição de obras.

A maneira como surgiu o nome do evento é sugestiva: por acaso Ball e Hülsenbeck abriram um dicionário dealemão-francês e acabaram se deparando com a palavra dada, que foi posteriormente adotada pelo grupo e pelo movimento que daí surgiria. A brochura “Cabaret Voltaire“, a inauguração da “Galeria Dada“ em 1917 e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dadaísmo
  • dadaismo
  • Dadaismo
  • Dadaísmo
  • Dadaísmo
  • DADAISMO
  • dadaismo
  • dadaísmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!