O CURSO DE DIDÁTICA BÁSICA PARA DOCENTES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SENAI DE GOIÁS: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO EM EAD.

267 palavras 2 páginas
O CURSO DE DIDÁTICA BÁSICA PARA DOCENTES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SENAI DE GOIÁS: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO EM EAD.
Este resumo apresenta um relato de experiência no papel de aluno do curso de Didática Básica para Docentes ofertados pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Serviço Social da Indústria do estado de Goiás que já se apresenta de maneira inovadora quando promove cursos voltados não só ao seu perfil industrial, mas abrange outras áreas do conhecimento. Para Nóvoa (1995), os professores apresentam-se numa encruzilhada que dirige para a reformulação de sua identidade. Nos mostra ainda que a construção de uma cultura profissional venha a ser um processo demorado, que se tem sentido quando assumido de maneira “crítico-reflexivo” causando o pensamento autônomo e a vivência de dinâmicas de autoformação participada. Procuramos apresentar de maneira objetiva a estrutura curricular do curso, assim como os aspectos concernentes a aprendizagem por meio do cenário virtual e suas formas de mediação que propõe além de textos para download, inova na aprendizagem dos conteúdos de maneira interativa e participativa pelos materiais eletrônicos assim como o próprio ambiente virtual de aprendizagem promovendo uma aprendizagem interativa em forma bidirecional Massensini (2009), que ainda conta com a presença de dois profissionais (tutor e monitor) para a discussão de dinâmicas reflexivas com os demais participantes nos fóruns e chats e utilização da biblioteca tendo a avaliação final uma apresentação em porcentagem, assim como uma revisão para análise do aluno participante.

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Docente. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Relacionados