O Currículo e a organização do trabalho pedagógico na EJA.

Páginas: 6 (1366 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
INTRODUÇÃO:

Neste trabalho de pesquisa será abordado, a organização do trabalho pedagógico e o currículo na EJA, nesse sentido será necessário destacar o guia dos livros didáticos do PNLD-EJA e os cadernos da EJA.


O Currículo e a organização do trabalho pedagógico na EJA.

As organizações pedagógica e curricular das instituições de Educação de Jovens e Adultos- EJA considera ossaberes adquiridos na informalidade do dia a dia dos estudantes, incluindo o seu mundo de trabalho e todo o meio que o cerca. Os conteúdos específicos da cada disciplina estão voltados para a realidade, considerando sempre uma dimensão sócio histórico econômica, vinculada ao mundo de trabalho, a ciência, as tecnologias e a prevenção ambiental.

Educação para Jovens e Adultos: Ensino FundamentalProposta curricular - 1º segmento
Segundo a proposta curricular do 1º segmento “a reflexão pedagógica sobre essa modalidade educativa, tem especial relevância a consideração de suas dimensões social, ética e política. O ideário da Educação Popular, referência importante na área, destaca o valor educativo do diálogo e da participação, a com- sideração do educando como sujeito portador de saberes, quedevem ser reconhecidos.”
Eles estão organizados em três áreas: Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza.

Proposta Curricular do 2º Segmento
Esta proposta curricular está organizada em três volumes:
Volume 1: apresenta, em duas partes, temas que devem ser analisados e discutidos coletivamente pelas equipes escolares, pois trazem fundamentos comuns às diversasáreas para a reflexão curricular.
Volume 2: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História e Geografia.
Volume 3: Matemática, Ciências Naturais, Arte e Educação Física.

A Coleção Cadernos de EJA foi elaborada para o ensino fundamental de jovens e adultos, da alfabetização até a 8ª série. Ela poderá também ser utilizada, integralmente ou em parte, em outras situações de ensino, como nasexperiências de educação não formal, apesar de seu foco ser o ensino fundamental de jovens e adultos ofertado pelas escolas públicas. A coleção segue as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas. A palavra-chave dessa coleção é flexibilidade. Ela é uma verdadeira ferramenta do trabalhopedagógico, pois dá liberdade ao professor para decidir o que quer ou não utilizar, em que ordem, com que finalidade. Essa flexibilidade permite que o professor, ao elaborar seu planejamento, possa inserir textos e atividades livremente enriquecendo seu dia a dia na sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.

Ela é parte de um convênio estabelecido, por meio do FNDE, entre aSecretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e a Fundação Unitrabalho. Além da coleção impressa, o projeto criou o portal EJA que apresenta e disponibiliza os Cadernos de EJA. Ele tem como objetivo criar um canal de diálogo com os professores da educação de jovens e adultos do país, apoiando o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por eles no cotidiano da escola.

Guiados Livros Didáticos do PNLD EJA
O PNLD-EJA é o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos, através dele é incorporado o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), ampliando o atendimento, incluindo o primeiro e o segundo segmentos de EJA, que correspondem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio namodalidade EJA.
O objetivo do PNLD está na distribuição de obras e coleções de qualidade para alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado e estudantes da EJA das redes públicas de ensino. Este processo se dará da seguinte forma: As entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e as redes públicas que possuem turmas em alfabetização na modalidade Educação de Jovens e Adultos das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “A importância do currículo para a organização do trabalho pedagógico na escola”
  • Currículo e trabalho pedagógico
  • didatica da organização do trabalho pedagógico
  • O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico
  • Organização do trabalho pedagógico escolar
  • ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO
  • A organização do trabalho pedagógico na escola
  • O pedagogo e a organização do trabalho pedagogico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!