O currículo da geografia nas series iniciais

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO















ARTIGO CIENTÍFICO




O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS











RIO DE JANEIRO
2010



O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS

RESUMO

Este artigo apresenta as trajetórias que o ensino curricular de geografia repercutiu ao longodos tempos. Segundo VESENTINI, analisamos as contribuições que o novo ensino traz para os educandos não sendo uma aprendizagem descritiva mas participativa, ou seja, o aluno aprende no meio em que vive fazendo comparações com as realidades apresentadas, onde o aluno se torna crítico e formador de suas ideias e opiniões respeitando as diversidades culturais. Ao analisarmos o novo ensino deGeografia, vimos que a disciplina é muito mais que o conhecimento de paisagens belas, é também o conhecimento de realidades diferentes.

Palavras-chave:ensino, estudo do meio, contribuições.











No ensino de geografia ocorreram mudanças tanto teóricas quanto práticas e também voltadas às metodologias. Alguns autores influenciaram no desenvolvimento da geografia repercutindo noséculo XX. O ensino no qual eram voltados para o patriotismo, destacava-se nas aulas somente as características belas do país e a realidade, que a população enfrenta são esquecidas.
Os livros didáticos que eram defendidos Brasil visavam somente à transmissão patriota, sendo muito bem aceitos. Os alunos decoravam nomes de rios, planaltos e outros demais aspectos paisagísticos. O ensino era mnemônico,ou seja, a memorização é a que era cobrada.
A partir da leitura de alguns autores de livros didáticos, como VESENTINI, percebemos inovações no ensino de geografia, porém, nem sempre são bem aceitos pela maioria dos professores.
A metodologia que visa uma compreensão espacial melhor pode prejudicar o modo de pensar dos alunos, sendo uma ameaça às classes superiores. Esse é um dos váriosmotivos onde o tradicionalismo prevalece e são cobrados pelos pais que acreditam que seus filhos aprendem somente como o maior número de informações, ou seja, o ensino mnemônico, onde não há prática no ensino da realidade, como o conhecimento do espaço.
Ensinar geografia na escola de forma que os alunos compreendam o mundo a partir do que eles conheçam, é uma contribuição para novas perspectivaspara a geografia escolar. Após os desafios para superar, tais mudanças ocorreram: Um esforço dos docentes para que a geografia permaneça como disciplina escolar, estimulou a lutar por um ensino de qualidade.
A geografia é uma ciência rica em conteúdos, cabe aos educadores atualizarem sua forma de ensinar satisfazendo as necessidades dos discentes.
Analisando a prática pedagógica de algunsprofessores, percebemos a fidelidade aos livros didáticos. Embora estes livros tragam conteúdos bem abrangentes, é importante que o professor associe com seus alunos o dia a dia levando a pensar o que faz a diferença ao aplicar o conhecimento adquirido.
A geografia será mais interessante, eo professor deverá levar à sala de aula maneiras diversificadas de apresentação de conteúdos. Mesmomudando a forma de ensinar, alguns alunos são desmotivados. Percebemos a importância do educador entre o conteúdo e a aprendizagem, sendo na sua maneira de explicar, de incentivar os alunos determinando o sucesso das aulas. O conceito se forma através da participação dos integrantes da turma e serão absorvidos de forma subjetiva por cada um, portanto, chegamos a uma conclusão: O ensino tradicional degeografia, na qual se tem como esquema a “Terra e o homem” não se integram em uma escola do século XXI.
A geografia contribui para a formação de cidadãos ativos, ou seja, para levar o aluno a compreensão do mundo em que vivemos ajudando a entender as relações problemáticas entre a sociedade e a natureza.
A geografia merece o conhecimento de uma realidade concreta da mesma forma de que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensinar geografia nas séries iniciais
  • Séries iniciais da geografia
  • Geografia nas series iniciais
  • Pesquisa de Geografia nas Series iniciais
  • A IMPORTANCIA DA GEOGRAFIA NAS SERIES INICIAIS
  • Pesquisa de Geografia nas Series iniciais
  • o ensino da geografia nas séries iniciais
  • OS OBJETIVOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SERIES INICIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!