O Culto - Riegl

Páginas: 13 (3124 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Disciplina Patrimônio e Estratégias de Conservação 2012/2
Módulo: Preservação em perspectiva histórica II
Referência: RIEGL, Alöis. El culto moderno a los monumentos. 3a. Ed. Trad. Ana Pérez López. Madrid: La balsa de la Medusa, 2005. 99p.
Apresentação: Veronica Coffy Bilhalba dos Santos
O texto original da obra intitulada “O culto moderno aos monumentos” surgiu em 1902. Trata-se da baseteórica para reorganizar a legislação de conservação dos monumentos austríacos e foi redigida quando seu autor presidia a Comissão de Monumentos Históricos da Áustria. O estudo parte da expressão monumento histórico e artístico – erguida no século XVIII e herdada sem contestação pelos séculos XIX e XX – mas que, segundo o autor, não corresponde à ideologia de preservação daquela época, cuja proteçãotinha sido estendida a objetos singelos ou que eram julgados feios.
A partir dessa problemática, o texto analisa especialmente os valores atribuídos aos monumentos, muitas vezes contraditórios, para então “fundar uma prática, [...] motivar decisões e [...] sustentar uma política” (WIECZOREK, 1983; apud. SANCHES, 2011) de preservação patrimonial baseada num juízo crítico. Os objetivos gerais são:definir a concepção do culto aos monumentos em cada período, demonstrar a evolução valores e relacionar as mudanças com as práticas de preservação.
Importante destacar que o interesse pela obra O culto moderno aos monumentos1 ressurge especialmente após 1980 (SANCHES, 2011), período em que o patrimônio adquire novos contornos e houve necessidade de buscar novos parâmetros para as práticas depreservação cultural.
O tema está organizado em três capítulos: o primeiro apresenta os valores atribuídos aos monumentos e sua evolução histórica; o segundo aborda os valores de rememoração e sua relação com o culto dos monumentos; o último capítulo levanta os valores de contemporaneidade e sua relação com o culto dos monumentos.
Para fundamentar sua crítica ao conceito moderno de monumento,Riegl explica que o culto moderno configura um período de transição, especialmente porque a mensuração do valor artístico sobre os legados do passado está fortemente influenciada pela tendência estética moderna – kunstwollen2. Para entender essa abordagem, é preciso alçar as noções de evolução e de sucessão, surgidas junto com o pensamento histórico evolucionista do século XIX.
Na cadeiaevolucionista toda a atividade humana é um evento histórico e, sob essa concepção, todas as criações artísticas são testemunhos da história da arte. Dessa maneira, rompe-se com a ideia de estilos artísticos que se alternam em ápices e decadências: todos os estilos possuem um núcleo de valor artístico que lhes legitima. Por consequência, o culto ao valor artístico moderno não apresenta características derememoração coletiva: negou-se a tendência estética barroca, cujo elo histórico-artístico objetivo busca ligação com a predileção pelo cânone clássico. A partir dessa ruptura, Riegl afirma que, naquele contexto cultural de transição, o valor artístico é um valor de contemporaneidade: está relacionado com o sujeito que contempla a obra. A mensuração estética é, portanto, relativa. Com essa analogia,ainda que o autor reconheça que a apreciação estética possa – e deva – auxiliar nas decisões sobre as práticas de preservação, o valor artístico não deveria estar incluído no conceito de monumento3.
Riegl lembra que o termo monumento originalmente define todo e qualquer produto humano edificado intencionalmente para comemorar façanhas ou destinos individuais, mas hoje em dia o culto abrangeprincipalmente monumentos de representatividade não-intencional. A emancipação de uma exigência estética particularizada abriu caminho para o novo valor de antiguidade – que é, segundo o autor, o produto do valor histórico. Junto com isso surgiu uma nova categoria de monumento: o monumento antigo. As três categorias de monumentos apresentam um caráter progressista e sucessivo em relação ao culto: os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Culto dos monumentos modernos, Alois Riegl
  • riegl
  • Riegl
  • culto
  • O CULTO DO EU
  • Culto
  • Alois Riegl
  • Alois Riegl

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!