O CUIDAR E AS COMPET NCIAS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

5203 palavras 21 páginas
1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ENFERMAGEM

Departamento de Enfermagem Básica - EBA
Disciplina: Administração de Enfermagem I

O CUIDAR E AS COMPETÊNCIAS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM
Profª Beatriz Francisco Farah
1. Contextualização
O mundo do trabalho sofreu mudanças importantes neste último século. Ao se observar a evolução histórica do mundo do trabalho verifica-se que as transformações ocorridas neste campo foram e são influenciadas pelo contexto sócio, histórico, político, econômico e cultural de cada país. Adventos como a globalização; a socialização dos meios de comunicação, que aproximando pessoas, ideias e informações; a incorporação de novas tecnologias, novos conhecimento e técnicas, dentre outras, geraram modificações no comportamento tanto nas formas de gerir, organizar, planejar e utilizar os serviços, como também nas relações estabelecidas entre trabalhadores, com os gestores e pessoas que os utilizam.
Observou-se, portanto a necessidade de novos perfis profissionais com novas competências para intervir nas mudanças geradas no mundo do trabalho, ou seja, com capacidade para: diagnóstico, propor soluções, tomada de decisão, resolução de problemas, profissionais mais qualificados para responder as necessidades impostas pela população, profissionais preparados para intervir em situações de constantes mudanças, com inteligência emocional para a resolução de conflitos, com capacidade para negociar, trabalho em equipe, dentre outros.
A saúde não ficou imune às alterações ocorridas. Exemplificando o que acabamos de referir, vivenciamos na déc. de 80 a crise econômica internacional que contribui significativamente para a crise nos sistemas de saúde do mundo, e principalmente dos países da América Latina, fortemente marcados pela baixa intervenção nos problemas de saúde; por não melhorarem os indicadores de saúde; por optarem por concepções políticas que não geraram grandes impactos na diminuição da pobreza e

Relacionados

  • Plano de negócios
    13700 palavras | 55 páginas
  • manual de enfermagem
    68834 palavras | 276 páginas
  • pesquisa
    75002 palavras | 301 páginas