O cristão e o alcool psicologia uniderp

1131 palavras 5 páginas
O cristão e o álcool I – a definição do que é vinho

31,mai,2009 por Georges Nogueira
Pode o cristão consumir bebida alcoólica?
Para responder à pergunta, devemos, como sempre, recorrer à Bíblia Sagrada. Alguns defensores da idéia de que o vinho pode ser consumido, costumam citar as passagens de Gn 9:20-27, que narra a embriaguês de Noé, e Gn 19:31-38 que conta a história da gravidez das filhas de Ló.
No Evangelho de João, 2:1-11, o primeiro milagre público conhecido de Jesus foi a trasformação de aproximadamente 500 litros de água em vinho, que fora servido em uma festa de casamento. Teria o próprio Deus incentivado a bebedice que tanto é condenada em outras partes da Sagrada Escritura?
Será que, da mesma forma, devemos imaginar que na Santa Ceia instituída por Jesus, o vinho oferecido aos discípulos pelas mãos do próprio Senhor era o vinho alcoólico e embriagante das passagens citadas anteriormente?
Antes de discutirmos efetivamente acerca do que as escrituras nos dizem a respeito do vinho, convém compreender o que é o vinho, e como se dá o processo através do qual o mesmo é obtido a partir da uva.
Vinho é o nome dado ao suco extraído do sumo de uvas frescas. Esse processo de extração se dá em grandes vasilhas de madeira semelhantes a enormes bacias, chamadas nos tempos bíblicos de “lagares”, onde era realizada a pisa da uva. Nas indústrias modernas, a pisa foi substituída por máquinas que realizam a mesma tarefa. O resultado obtido é um caldo espumoso, ligeiramente adocicado, de forte coloração vermelha escura, de agradável odor e paladar. Este caldo nada mais é do que o puro suco de uva fresco, livre de qualquer processo de fermentação.
Há muito tempo, cerca de cinco mil anos antes do nascimento de Cristo, o vinho já existia. Evidentemente, não era produzido em vinícolas, como se faz hoje. A bebida simplesmente surgia depois de algum tempo em que o suco de uva era deixado em contato com ar. Como os homens da época não sabiam explicar a transformação

Relacionados

  • Rede socioassistencial e terceiro setor
    3554 palavras | 15 páginas
  • gfgsg gsgfd
    36855 palavras | 148 páginas