O cotidiano e as práxis pedagógicas das escolas

Páginas: 5 (1056 palavras) Publicado: 24 de abril de 2012
Filosofia da Educação

Campo Grande, 22 de Setembro de 2011
MS



Introdução
Neste trabalho iremos abordar o cotidiano e as práxis pedagógicas das escolas que são as teorias e as práticas que deveriam ser colocadas emação para mudar a situação que muitas escolas vivem dentro do nosso país, umas com tantos recursos e outras com tão pouco, esquecidos pelo nosso governo.

As salas do futuro é um tema que ainda muito ainda se é discutido pelos seus pontos positivos e negativos que a envolvem, que é uma boa transformação que as escolas vão receber para melhor atender seus alunos isso é inegável, pois quem não quer umasala com quadro digital, com um computador para cada aluno que em uma aula de história, por exemplo, quando se falar de Roma podemos em só clique conhecer essa cidade tão linda sem ao menos sair do lugar, isso vai ser bom demais, pois é um avanço e tanto para os alunos e professores.
Essa sala dos sonhos já existe em uma escola de São Paulo na Graded School uma das melhores escolas da cidade,lá já não se usa mais o caderno somente cada aluno com seu computador, já foi comprovado que a tecnologia faz com que eles aprendam mais, estudos já demonstraram que a tecnologia fez melhorar as notas dos alunos da escolas públicas como a disciplina de matemática subiu em torno de 8,3 pontos já as escolas sem tecnologia subiu apenas 0,2 pontos .
Para trocar os cadernos pela tecnologia não bastasomente querer, mas também precisa- se ter estratégia de trabalho e conteúdos para usá- las. Na rede pública americana cerca de 97% tem um computador por aluno, já na Alemanha mais de 30 mil escolas estão equipadas desde 2001.
Existem cinco práticas de ensino para ajudar a tecnologia se ensinar, primeiro ela pode ser usada com um propósito de estratégia do professor, mas também é opção da escolacomo se usara a tecnologia.
A segunda prática é transformar o jeito de dar aula começando por colocar os alunos para trabalhar em grupo é uma técnica antiga mas que ainda da muito certo, e o aluno precisa aprender a usar o conhecimento para criar.
A terceira prática é mudar a relação professor e aluno, um dos maiores desafios é adequar os professores com essa nova fase de tecnologia e mudar suasmentalidades em relação essa mudança, como prender a atenção dos alunos para suas aulas como fazendo eles interagir com a lousa digital para que de fato eles possam aprender.
A quarta prática é a forma de treinar os professores, não adianta colocar tecnologia na escola sem dar a formação adequada aos professores, há duas maneiras de fazer a formação dos professores, a primeira é colocar osformadores, monitores especializados na tecnologia e no conteúdo dentro das salas de aula. E a segunda estratégia para formar os professores acontece por iniciativa própria de a cada professor fazer cursos oferecidos por gestores.
E o quinto passo é reformar a cultura da escola como usar programas de vídeo games para ensinar os alunos e quando eles passam de fase quer dizer que eles estão passando deano, é uma forma de se ensinar brincando.
Usar tecnologia é muito bom como nós acabamos de apresentar, mas do que se adiantam ter todos esses avanços e se esquecer da precariedade que se esta algumas escolas do país, como em Duque de Caxias, na baixada Fluminense, há quase um ano uma ventania arrancou parte do telhado do pátio de uma escola, quando foi em março a situação se repetiu e muitas salasde aula ficaram sem cobertura, a solução foi de emergência transferir os estudantes para uma escola em frente, onde tudo foi improvisado.
Já em Maceió as aulas foram suspensas depois que um aluno tomou um choque violento ao encostar na parede de sala de aula, a fiação estava toda exposta e as paredes molhadas por causa das goteiras, a umidade era tanto que acabou conduzindo a corrente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As tendencias pedagogicas da prática escola e sujeitos da praxis pedagogica
  • Educação e práxis pedagógica
  • TEORIA E PRÁXIS PEDAGÓGICAS
  • cotidiano da escola
  • Cotidiano na escola
  • Educação para democracia: a práxis no cotidiano escolar
  • Escolas pedagogicas
  • Escolas pedagógicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!