O Corti O Alu Sio De Azevedo 1

2985 palavras 12 páginas
Turma Poli / 3ª série
Literatura
Roteiro de leitura: O Cortiço, de Aluísio Azevedo

1. Título da obra O título refere-se ao ambiente central da narrativa: uma moradia coletiva multifamiliar e urbana, com superlotação de moradores e condições insalubres. Essa obra de Aluísio de Azevedo tem como influência maior o romance L’Assommoir (porrete, clava), do escritor francês Émile Zola, que prescreve um rigor científico na representação da realidade. A intenção do método naturalista era fazer uma crítica contundente e coerente de uma realidade corrompida. Zola e, neste caso, Aluísio combatem, como princípio teórico, a degradação causada pela mistura de raças. Por isso, os dois romances naturalistas são constituídos de espaços nos quais convivem desvalidos de várias etnias.
2. Autor

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo foi caricaturista, jornalista, escritor e diplomata. Nasceu em São Luís (MA), em 14 de abril de 1857. Filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo e de dona Emília Amália Pinto de Magalhães, era o irmão mais moço do comediógrafo Artur Azevedo. Da infância à adolescência, Aluísio estudou em São Luís e trabalhou como caixeiro e guarda-livros. Em 1876 embarcou para o Rio de Janeiro e matriculou-se na Imperial Academia de Belas Artes, hoje Escola Nacional de Belas Artes. Na então capital, trabalhou como caricaturista no jornal O Fígaro. Com a morte do pai, em 1878, voltou a São Luís. Seu primeiro romance, Uma Lágrima de Mulher, foi publicado em 1879. Em 1881 lançou O Mulato. Depois vieram, entre outros, Casa de Pensão (1884) e O Cortiço (1890). Em 1895 ingressou na diplomacia, abandonando a carreira literária. Morreu em Buenos Aires, na Argentina, onde servia como vice-cônsul do Brasil, em 21 de janeiro de 1913. É considerado o principal romancista do naturalismo brasileiro.

3. Gênero literário da obra Romance de tese: tendo como cenário uma habitação coletiva, o romance difunde as teses naturalistas, que explicam o

Relacionados

  • dicionario
    79580 palavras | 319 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • Maias
    241246 palavras | 965 páginas