O cortiço

Páginas: 4 (948 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Análise da obra. Grupo: Daniel Barizan, Felipe Zuliani e Matheus Campos

 Estrutura  Foco Narrativo  Personagens  Tempo

 Espaço  Estilo  Características

naturalistas

O livro OCortiço é divido em 23 capítulos que compõem a narrativa de O Cortiço e que contam uma estória com princípio, clímax e desfecho, dentro de uma disposição tradicional, podem ser reestudados pelaconfiguração de dois conjuntos que agrupam elementos de características semelhantes. O conjunto 1 – cortiço de São Romão – define-se por sua composição elementar. Seus elementos têm uma constituição primária eestão ao nível da natureza e do instinto. O conjunto 2 – casa do Miranda – mostra a vigência de certas regras mais definidas culturalmente. Existe entre seus elementos uma coexistência baseada nummaleável regime de trocas, que indica a predominância de outros interesses que não o puramente instintivo.
Voltar

A obra é narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente (que tem conhecimentode tudo), como propunha o movimento naturalista. O narrador tem poder total na estrutura do romance: entra no pensamento dos personagens, faz julgamentos e tenta comprovar, como se fosse um cientista,as influências do meio, da raça e do momento histórico.

O foco da narração, a princípio, mantém uma aparência de imparcialidade, como se o narrador se apartasse, à semelhança de um deus, do mundopor ele criado. No entanto, isso é ilusório, porque o procedimento de representar a realidade de forma objetiva já configura uma posição ideologicamente tendenciosa.
Voltar

Voltar

AluísioAzevedo expõe suas personagens ao leitor com grande carga de elementos subjacentes, caracterizando os costumes, a moda e interdições da época. Dito, de outro modo, no Autor de O cortiço encontramos nalinguagem, no vigor de suas palavras ou na expressividade de descrições com valor pictórico, o predomínio de observações das instituições culturais humanas vigentes na ocasião. O romance é escrito em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Cortiço
  • cortiço
  • o cortiço
  • O cortiço
  • O cortiço
  • O cortiço
  • o cortiço
  • CORTIÇO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!